domingo, 9 de dezembro de 2018

Um Rapaz Chamado Natal (Matt Haig)

O pequeno Nicolau não tem uma vida fácil, mas tem o amor do pai e isso basta-lhe. Até ao dia em que as coisas começam a correr mal. Tudo começa com a chegada de um caçador que convida o pai de Nicolau a embarcar numa expedição em busca da terra dos elfos. Ora, isto significa que Nicolau acaba por ter de ficar com a sua tia, que é tudo menos simpática e afável. Com o passar dos meses e a falta de notícias do pai, Nicolau acaba por decidir ir à procura dele. Mas o caminho é árduo e não basta descobrir os elfos. Pois o que aconteceu à expedição traz algumas verdades difíceis. E só a fé de Nicolau no impossível poderá mudar um pouco as coisas.
Pensado para os mais novos, mas perfeito para leitores de todas as idades, este é um livro que tem muitas qualidades. E a primeira é a mistura de inocência com lucidez, pois Nicolau, sendo uma criança, ainda vê o mundo com a inocência da infância e a sua história é feita de aparentes impossíveis, mas há também verdades duras e dificuldades. A história de Nicolau pode ser mágica, mas não se faz de soluções fáceis. E é talvez por isso mesmo que acaba por ser tão marcante. 
Outra grande qualidade é a magia em si, claro. Magia na história, magia nas capacidades das personagens, magia como força motriz do mundo dos elfos... e magia na escrita. Matt Haig escreve maravilhosamente, e isto aplica-se tanto aos seus romances mais adultos como a estes livros pensados para os mais novos. Há frases simplesmente deliciosas ao longo desta história e tudo parece fluir com total naturalidade. Mesmo quando o que nos é contado é improvável! Além disso, as ilustrações complementam na perfeição a magia do texto, dando caras e corpos às personagens e também um toque peculiar a um cenário já de si incomum.
E depois há as personagens, naturalmente. Nicolau, com a sua infância difícil, a sua crença vincada na bondade e o seu longo percurso rumo à descoberta de quem é, é uma personagem que cativa desde o primeiro contacto e nunca deixa de surpreender com a sua sabedoria inocente. E depois há os que o rodeiam: os sempre peculiares elfos, as renas, a Duende da Verdade... todas estas personagens acrescentam magia à história, além de alguns rasgos bastante brilhantes de humor. E, no fim, todas têm o seu papel na transmissão de uma mensagem positiva e clara: a de que, na vida, nem tudo corre bem... mas também há muito de bom à espreita.
Magia e inocência nas medidas certas: são estes os ingredientes centrais desta história ternurenta, cativante e, a espaços, muito comovente. Uma história para iluminar o Natal de leitores de todas as idades. Recomendo.

Autor: Matt Haig
Origem: Aquisição pessoal

Sem comentários:

Enviar um comentário