quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Uma Magia Mais Escura (V. E. Schwab)

Partilham um nome, mas é mesmo a única coisa que as quatro Londres têm em comum: uma transborda de magia, outra quase não a tem, a terceira fez da magia um poder que a esvai gradualmente e a última deixou que a magia a destruísse. Têm o mesmo nome, mas estão totalmente separadas - excepto para os poucos que, como Kell, conseguem viajar entre mundos. O seu dom particular fez dele embaixador da realeza da Londres Vermelha, mas não basta isso, nem a capacidade de ver todos os mundos, para satisfazer os anseios de Kell. Como passatempo, leva objectos entre os mundos e vende-os a quem puder pagar o seu preço. Mas o que devia ser um hábito inofensivo, embora altamente ilegal, torna-se extremamente perigoso quando Kell dá por si na posse de um talismã da Londres Negra. A partir daí, tudo se complica... e Kell precisará de toda a ajuda possível para se livrar daquele objecto sem se perder pelo caminho.
Com o seu mundo fascinante, personagens carismáticas e enredo cheio de surpresas e de momentos marcantes, este é um livro cheio de qualidades e um daqueles que prendem desde a primeira página para, uma vez terminada a leitura, ficarem como que gravados a fogo - ou a magia - na memória.
Tudo começa com Kell e a sua personalidade fortíssima, capaz dos mais audazes dos gestos (um pouco à semelhança do seu príncipe), mas também consumido por angústias interiores. Kell, com o seu delicioso carisma a despertar uma curiosidade imediata e depois, com o evoluir dos acontecimentos, uma empatia tão profunda que é quase como partilhar das suas dificuldades. Depois vêm os outros: o exuberante Rhy, a fascinante Lila Bard, os maquiavélicos monarcas da Londres Branca e até mesmo o esquivo Holland. Todos têm os seus traços especiais. Todos cativam à sua maneira, despertando sentimentos fortes, sejam de proximidade ou de aversão. E, no contexto que os une, todos contribuem de forma notável para tornar esta aventura tão marcante.
Há também o mundo em si, cheio de particularidades e com um equilíbrio interessantíssimo. Às diferenças entre as várias Londres, com a sua ligação à magia, mas também à forma como os seus habitantes vêem o poder, juntam-se os mecanismos da própria magia, as diferentes formas como pode ser controlada - ou utilizada para controlar - e a vida subjacente ao que aparenta ser apenas uma ferramenta. E tudo isto vai sendo descrito de forma gradual, surgindo à medida que é necessário ao enredo, o que torna tudo mais natural e também mais surpreendente.
E há, claro, o enredo em si e a belíssima voz que a autora confere à sua história. Sempre intensa e cativante, a escrita realça na perfeição o impacto de todos os momentos, sejam eles uma batalha, um pequeno roubo, um rasgo de emoção ou uma divertida e acutilante troca de palavras. Tudo tem o tom certo, o que é especialmente impressionante se tivermos em conta a complexidade das circunstâncias das personagens. E, no fim, tudo faz sentido, pois também a forma como tudo termina é natural.
Dificilmente se poderia pedir um início de série mais promissor. Intenso, viciante, cheio de surpresas, prende desde os primeiros momentos. E, com as suas personagens marcantes, o seu mundo em tudo fascinante e o seu enredo memorável, deixa as melhores das expectativas para o que virá a seguir. É desta matéria que se fazem as grandes histórias - e este livro é, sem dúvida, uma delas. 

Autora: V. E. Schwab
Origem: Aquisição pessoal

1 comentário: