domingo, 16 de dezembro de 2018

Pocketful of Dreams (Jean Fullerton)

1939. Vem aí a guerra e, para os Brogan, como para muitas outras famílias, há medos e possíveis perdas a assombrar-lhes os pensamentos. Mas são uma família corajosa e a vida tem de continuar mesmo perante o medo. Por isso, cada um escolhe a sua forma de lidar com a situação. Mattie Brogan, a filha mais velha, decide ajudar no esforço de guerra e é assim que conhece um jovem intrigante. Mas o seu coração está noutro lado: pois chegou um novo padre à sua paróquia, um padre com uma aura de mistério que parece fasciná-la e atraí-la. E, embora tal romance pareça impossível, a verdade alterará tudo. Pois o Padre Daniel McCree não é exactamente quem diz ser. E os sentimentos de Mattie por ele são correspondidos.
Provavelmente o aspecto mais impressionante neste livro é o facto de se tratar essencialmente de um romance, mas nunca apenas uma história de amor. Sim, grande parte da história gira em torno de Mattie e Daniel, mas há muito mais para além disso. Há a guerra e as dificuldades que traz à vida das pessoas. Os movimentos secretos das diferentes facções, desde as que tentam defender o país aos que, em segredo, simpatizam com o inimigo. E há também um retrato muito preciso das mentalidades da época, com os ataques a judeus levados a cabo pelos simpatizantes nazis a contrastar com os ataques aos residentes italianos motivados pela guerra.
É, portanto, uma história bastante complexa, com muitos ângulos a considerar. E é, todavia, também um romance, e um romance bastante intenso. Há algo belo a acontecer entre os protagonistas e esta beleza é intensificada pela escuridão do mundo à sua volta. Daniel está numa situação muito delicada e Mattie tem os seus próprios problemas, mas o crescimento natural dos seus sentimentos e todos os momentos intensos, comoventes e perigosos que isto gera tornam esta história muito cativante.
E depois há as outras personagens: também os outros Brogan parecem ter as suas próprias histórias, algumas reveladas neste mesmo livro, outras deixando a muito agradável sensação de que haverá muito mais a descobrir sobre esta família. A Cathy parece ter calhado uma situação particularmente difícil e difícil de superar. E estas histórias, fundindo-se com a de Mattie, contribuem para dar forma a um todo mais complexo: não há finais perfeitamente felizes em temos de guerra. Alguns podem nem sequer ter o seu final feliz, o que dá mais força a cada momento de alegria - por mais fugaz que possa ser.
Situada em tempos sombrios, mas repleto de emoção, trata-se, pois, de uma história de amor em tempos de guerra. Uma história maravilhosamente escrita, com personagens notáveis e um enredo que, completo em si mesmo, tem todo o potencial necessário para ser o início de uma saga brilhante. Belo, emotivo e cheio de surpresas, um livro memorável.

Autora: Jean Fullerton
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário