sábado, 6 de junho de 2020

A Bíblia Explicada pela Pintura (Gérard Denizeau)

É a história mais conhecida do mundo e, ao longo dos séculos, inspirou todo o tipo de artistas. Todos conhecemos imagens como a A Última Ceia, de Leonardo da Vinci, ou o mais que célebre Juízo Final, de Miguel Ângelo. Outras representações de episódios bíblicos poderão ser um pouco menos conhecidas, mas fazem, ainda assim, parte da história da pintura. O que este livro faz é uma convergência das duas facetas, seleccionando vários episódios bíblicos representados através da pintura e explicando-os, tanto na história que representam como no contexto artístico em que se enquadram.
Poderá ser uma forma algo simplista de começar a falar sobre este livro, mas a primeira coisa que importa dizer é que é efectivamente lindo. A dimensão relativamente grande permite uma visão mais ampla das muitas obras abordadas ao longo do livro, obras essas que implicam também, em si mesmas, uma explosão de cor e de expressividade. Antes mesmo de começar a leitura propriamente dita, já o livro ficou na retina, pois basta um mero folhear para chamar a atenção e despertar a curiosidade.
Outro aspecto que importa destacar é a estrutura. Para cada episódio e para cada quadro, o autor opta por uma mesma abordagem geral. Primeiro, a imagem, acompanhada de uma breve exposição do episódio bíblico que lhe serve de origem. Depois, uma explicação da obra no contexto em que foi criada e uma breve, mas eficaz, análise dos pormenores mais relevantes. E, por vezes, juntam-se ainda alguns pormenores do percurso da obra ao longo da história (envolvendo restauros, desaparecimentos e identidades trocadas) e outras obras dedicadas ao mesmo tema. Para cada obra, as mesmas quatro páginas, numa exposição que é simultaneamente breve, mas também bastante completa. Além, claro, de perfeitamente acessível e esclarecedora para qualquer leitor não familiarizado com o mundo da arte.
O que me leva a um último ponto: a diversidade. Abrangendo pintores de diferentes correntes e períodos históricos, ainda que alguns sejam inevitavelmente dominantes, permite não só uma visão mais ampla da persistência da narrativa bíblica enquanto ponto de partida para a criação artística, mas também a descoberta de algumas visões menos conhecidas do mesmo episódio. Todos conhecemos A Última Ceia de Leonardo Da Vinci. Mas e a de Salvador Dalí?
Tudo somado, trata-se, pois, de um volume incrível para descobrir a Bíblia através da arte - ou a forma como a arte foi buscar inspiração à Bíblia. Claro, acessível e, acima de tudo, belíssimo de se desvendar, um livro fascinante na forma e no conteúdo.

Título: A Bíblia Explicada pela Pintura
Autor: Gérard Denizeau
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário