quinta-feira, 25 de junho de 2020

Poção Venenosa (Linda Chapman)

Ionie, Maia, Lottie e Sita sabem que anda alguém a fazer magia negra no bosque e a destruir a clareira, mas ainda não conseguiram descobrir quem é. Sabem que usar a magia para o bem atenua um pouco os efeitos da magia negra, mas isso não basta. E, quando os adultos começam a comportar-se como adolescentes, cedo se torna óbvio que algo de estranho se passa... principalmente porque Maia viu a sua misteriosa adversária a preparar uma poção na clareira, o que significa que tudo parece estar ligado.
Parte do que torna estas aventuras tão cativantes é a sua grande medida de inocência, entrelaçada com uma forte mensagem de amizade. Todo o percurso está envolto em ternura, tanto na relação das quatro amigas com os seus animais como na visão de uma magia que, usada para o bem, regenera o mundo. Se juntarmos a isto o contraste entre a magia benévola das personagens e os efeitos da magia negra, o resultado é uma história de base muito positiva e com uma boa visão da eterna luta entre o bem e o mal.
Sendo a linha que separa os dois lados bastante linear é, naturalmente, inevitável que certos aspectos sejam relativamente previsíveis, principalmente o fim. Mas, sendo certo que, de uma luta do bem contra o mal se espera sempre que seja o bem a vencer, já os caminhos até lá podem ser muito diferentes. E é precisamente isso que acontece nesta história: parte da resolução pode ser previsível, mas o caminho até lá está cheio de momentos empolgantes, de episódios divertidos e de uma ternura que nunca desaparece das páginas destas histórias.
E importa, como de costume, fazer ainda uma breve referência às ilustrações, que, relativamente simples, mas também muito expressivas, dão mais vida a uma história que é por si só muito cativante. Além, claro, de tornarem o livro mais bonito, o que é também sempre um ponto positivo.
A imagem que fica é, pois, a da já habitual história leve e cativante, em que magia e amizade convergem para formar um todo poderoso. Simples quanto baste, mas muito agradável e cheia de ternura, uma boa leitura para os mais novos e não só.

Autora: Linda Chapman
Origem: Aquisição pessoal

Sem comentários:

Enviar um comentário