quarta-feira, 10 de junho de 2020

Palmas para o Unicórnio (Dana Simpson)

Na companhia da sua amiga Pureza das Narinas Celestiais, a Bia prepara-se para partir para um campo de férias de teatro. Espera que haja drama - no bom sentido da palavra - e também muita diversão. O que não sabe é que vai ter de contar com uma presença inesperada. A irmã da Pureza veio visitá-la e, embora pareça simpática, não tarda a que a Bia comece a sentir-se negligenciada pela amiga. Felizmente, nada é tão terrível como parece e a relação entre as irmãs unicórnio só precisa de um pouco de diálogo para ser consertada. E quanto à amizade? Bem, essa nunca desapareceu realmente.
Parte do que torna estes livros tão cativantes - e isto para leitores de todas as idades - é a forma como mistura a ternura da inocência, a magia de... bem, unicórnios e outras criaturas pouco mundanas e um sentido de humor simples, mas delicioso. Lembra-nos tempos mais leves. E, se juntarmos a isto o facto de, apesar de a leveza predominar, questões tão simples e profundas como a importância da amizade e das relações fraternais estarem sempre bem presentes, fica também a impressão de uma mensagem global muito positiva.
Enquanto alguns dos volumes desta série abrangem vários episódios sem grande ligação - excepto, talvez, o fio temporal da relação da Bia com o seu unicórnio - este volume compõe uma única história, o que, além de reforçar a sensação de aventura, permite um maior desenvolvimento das personagens. Há, sobretudo, duas questões dominantes: o facto de a Bia se sentirem um pouco negligenciada pela amiga e os assuntos inacabados entre as duas irmãs. Além, é claro, do objectivo do campo de férias. É que o desafio central para a Bia é escrever uma peça - e é para este objectivo que todas as outras questões vão convergir.
Importa, por último, olhar para o elemento visual para referir dois aspectos: primeiro, a entrada em cena de uma nova personagem, que vem acrescentar novos elementos a um cenário que é já bastante diverso. A Florência e a Pureza podem ser ambas unicórnios, mas são bastante diferentes. E depois as últimas páginas, que, ao sugerir dicas para desenhar algumas das personagens, tornam a experiência um pouco mais interactiva.
Leve, cativante e muito divertido: assim é este novo volume das aventuras da Bia e do seu unicórnio. Uma história muito simples, mas cheia de momentos engraçados e com uma visão bonita e enternecedora da importância da família e da amizade.

Autora: Dana Simpson
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário