sexta-feira, 26 de junho de 2020

O Livro da Sabedoria (Kahlil Gibran)

A sabedoria manifesta-se de muitas formas e em muitos contextos: em solidão ou comunidade, na vida particular ou em posições de poder. Mas o que é a sabedoria? Muitas serão também as definições e os aspectos em que é demonstrada. Este livro reflecte alguns deles, de uma forma que é simultaneamente poética e avassaladoramente simples.
Uma das primeiras coisas que importa referir sobre esta edição é que conjuga textos de várias obras do autor a fim de criar uma visão global e comum da sabedoria nas suas diversas vertentes. Uma das primeiras impressões é, pois, naturalmente a vontade de ler as obras de onde estes textos foram coligidos. Mas há também uma outra percepção notável: a de que, embora com origem em diferentes pontos, o conjunto destes textos compõe um todo coeso, com uma estrutura eficaz e uma visão tão precisa como abrangente do que é - e de que rostos adopta - a sabedoria.
Outro aspecto que fica na retina é a diversidade de formatos, que vão do mais breve aforismo a alguns relatos mais extensos, sem que jamais deixe de se notar a sensação de pertença. Podem não ter todos a mesma origem, mas todos os textos fazem sentido neste livro. Além disso, esta diversidade permite também apelar a sensações diferentes. Jesus pode ser uma figura em destaque em vários dos textos, mas a visão global é igualmente apelativa para crentes e não crentes. Até porque a sabedoria deste livro é bem mais espiritual do que dogmática.
Importa, por último, realçar a organização, sobretudo pela forma como reflecte as diferentes vertentes em que a sabedoria é mais necessária, permitindo, através dos vários textos, ficar com uma visão mais ampla (ainda que quase sempre concisa), mas também porque torna muito mais fácil, numa segunda leitura, ir em busca de um tema ou texto específicos. Não faltam ideias e frases memoráveis neste pequeno livro, por isto esta facilidade em regressar aos pontos que mais marcaram é também em si mesma um ponto forte.
O que fica deste livro é, pois, uma impressão contrastante: uma leitura que é simultaneamente leve e surpreendentemente profunda, espiritual, mas também bastante pragmática e com um equilíbrio muito eficaz entre a individualidade de cada texto e a coesão do todo. Simples quanto baste, mas  muito cativante, uma boa leitura, em suma.

Autor: Kahlil Gibran
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário