quarta-feira, 3 de junho de 2020

Os Meus Primeiros Heróis: Artistas (Nila Aye)

A arte pode ser um mundo muito complicado, mas tudo se torna mais fácil se começarmos a conhecê-la desde cedo. É isso que este livro proporciona: uma forma divertida e interactiva de fixar os primeiros elementos sobre a arte, retendo, ao mesmo tempo, o nome de alguns artistas e a imagem de algumas das suas obras mais famosas.
À semelhança do que acontece com o volume dedicado aos cientistas, a primeira impressão que fica deste pequeno livro é uma certa pena de não existirem destas coisas no tempo em que tinha a idade dos leitores a que este livro se destina. Seria muito mais interessante. Ainda assim, nunca é tarde, não é? E a verdade é que, mesmo a um olhar adulto, é difícil não ficar com a impressão de que esta será uma belíssima leitura para partilhar com os mais pequenos. Até porque, entre as surpresas à espreita ao virar de uma pequena roda e a informação muito, muito breve, mas complementada pelas ilustrações cheias de cor, também nós podemos descobrir coisas que não sabíamos.
Outro aspecto que talvez importe salientar é que estas ilustrações tão coloridas e cativantes podem ter outro efeito: atrair os mais pequenos para a arte. Com talento ou falta dele (eu fazia parte dos segundos), todos nós desenhámos quando éramos pequenos. E a ideia da pintura enquanto algo maior pode funcionar não só como ponto de partida para a descoberta dos grandes mestres, mas também como incentivo à criatividade.
A impressão que fica é, acima de tudo, esta: a de um livro simples e didáctico para ensinar a arte aos mais pequenos e também uma bela forma de partilhar com eles a descoberta da criatividade. Afinal, há sempre surpresas à espreita. E que melhor forma de os atrair para a leitura do que misturando conhecimento e diversão?

Autora: Nila Aye
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário