quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O Fio do Destino (Lian Hearn)

Ao longo da saga dos Otori, o nome de Otori Shigeru definiu uma presença que, de forma mais ou menos evidente, em pessoa ou em espírito, esteve na base de todos os acontecimentos. O Fio do Destino conta a sua história, do crescimento enquanto herdeiro do clã, aos grandes planos, à traição e à primeira grande derrota, seguindo para a aparente resignação para esconder a ânsia de vingança. Das amizades, das intrigas, da descoberta do amor. Do crescimento do homem enquanto guerreiro e enquanto estratega. De uma personalidade feita em igual medida de orgulho e de lealdade. E da muito necessária paciência...
Ainda que, até agora, Shigeru não fosse o protagonista desta saga, foi, desde cedo, uma das suas personagens mais fascinantes. O seu percurso teria deixado marcas para lá do seu tempo de vida, mas muitos pormenores permaneciam um mistério. Neste livro, Lian Hearn responde às perguntas que faltavam e, ao percorrer a história do próprio Otori Shigeru, com as suas conquistas e os seus fracassos, cria para a personagem um lado mais humano, mais complexo... e mais falível.
Percorrendo um considerável período de tempo, há para esta narrativa um ritmo bastante pausado. Caminhos de aprendizagem, estratégias que exigem um grande tempo de espera e, principalmente, o desvendar dos muitos segredos da tribo são elementos que exigem uma boa medida de caracterização e há uma grande atenção aos pormenores. Ainda assim, a história não perde por isso qualquer envolvência, já que a natureza das personagens (e dos valores que as comandam) e o ambiente de intriga mantêm constante a atenção do leitor. Além disso, a medida certa de emoção e de empatia - de uma empatia que cresce com o evoluir da narrativa - contribuem também para a força cativante desta leitura.
Com um início que corresponde à formação da grande personalidade que marcou toda esta saga e um final no mesmo ponto onde tudo começou no primeiro livro, O Fio do Destino conclui um fascinante ciclo de intriga e de traição, mas principalmente de nobreza e lealdade. Muito bom.

1 comentário:

  1. Uma excelente obra e o muito aguardado regresso a este Japão feudal fictício. Depois de ter ficado desiludido com o 4º volume da saga (na minha opinião completamente desnecessário) gostei de me poder voltar a encantar com este universo.

    ResponderEliminar