segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Novidade Livros de Bordo

A Antiga Rota do Chá e dos Cavalos é uma viagem que percorre uma das mais antigas rotas comerciais no mundo. Partindo de Shangri-La, na província de Yunnan, no Sudoeste da China, Jeff Fuchs, juntamente com cinco tibetanos, segue em direcção a Lhasa, no Tibete, por um caminho atravessado durante séculos por caravanas comerciais que levavam produtos chineses, nepaleses e indianos para o Tibete.
Essas caravanas eram guiadas por lados, o nome dado aos antigos muleteiros tibetanos que percorriam os trilhos entre as montanhas transportando até centenas de quilos de chá em mulas. A vontade de registar as memórias de vida desses homens e de traçar de novo esse caminho por terra até Lhasa foi o que levou Jeff Fuchs, junto com outros cinco montanhistas tibetanos, a refazer a velha rota para recuperar a sua história. Foram milhares de quilómetros percorridos, passando pelas mais remotas aldeias tibetanas num contacto inesquecível com a cultura tradicional dos povos dos Himalaias.

Jeff Fuchs foi o primeiro ocidental a percorrer a Antiga Rota do Chá e dos Cavalos em toda a sua extensão. Canadiano com raízes húngaras, há mais de uma década que vive na Ásia, onde fez do Shangri-La a sua base. Ao explorar caminhos quase esquecidos nos Himalaias, Jeff Fuchs mostra a sua paixão pela cultura do chá, pelos conhecimentos e pela tradição oral dos povos indígenas das montanhas. Com vários artigos publicados em três continentes, foi a vontade de não deixar cair no esquecimento as palavras e as histórias dos últimos muleteiros dos Himalaias que o levou a passar a escrito a viagem pela Rota do Chá e dos Cavalos. Em 2011 foi escolhido como Explorador do Ano pela agência «Wild China», em reconhecimento pelo seu trabalho pela exploração sustentável das rotas comerciais dos Himalaias. A Antiga Rota do Chá e dos Cavalos é o seu primeiro livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário