terça-feira, 14 de outubro de 2014

Ousar Ser Feliz (Rossana Appolloni)

Pode-se pensar que a felicidade está na concretização de um sonho, na construção de uma vida estável, na realização das coisas que se apreciam... Ou, talvez, um pouco de tudo isso. Mas que valores definem, efectivamente, a felicidade e que caminhos se podem seguir para a alcançar? É esse, precisamente, o tema deste livro, que, através de um conjunto de pequenos textos, pondera sobre as possibilidades e os percursos a seguir em direcção à felicidade.
Um dos aspectos mais interessantes neste livro é a forma como, ao expor as suas ideias em pequenos textos, complementados com ilustrações simples, mas bonitas, a autora confere às ideias um tom de certa leveza. Leveza essa que, ao tornar a leitura mais acessível, permite também realçar o essencial dessas mesmas ideias, cuja percepção se torna, assim, mais simples.
Também interessante é que, apesar de haver um conjunto de ideias base e umas quantas orientações, não há nem uma estratégia nem uma fórmula mágica. Sendo certo que também não as há na vida, esta atitude de aconselhar e de orientar, sem com isso indicar um único caminho possível ou uma fórmula milagrosa, torna os pontos de vista mais fáceis de aceitar e também mais realistas.
Quanto à brevidade, fica de alguns dos textos que a base das ideias poderia ter sido mais desenvolvida (por exemplo, nas referências ao epicurismo e ao estoicismo). Ainda assim, não parece que o objectivo seja uma exposição completa, mas algo de simples e de facilmente assimilável. E, nesse aspecto, o texto adequa-se perfeitamente.
Por último, importa realçar que, apesar do registo aparentemente leve, há, de facto, um conjunto de bons conselhos e de boas ideias, neste livro. Ideias que, nalguns casos, parecem quase demasiado óbvias, mas que, apesar disso, não deixam de ser relevantes.
A soma de tudo é uma leitura leve e agradável, que, sem nunca se tornar aborrecida ou cansativa, apresenta, de forma simples e sucinta, muito material para reflexão. Uma boa leitura, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário