sábado, 25 de outubro de 2014

Orgulho e Prazer (Sylvia Day)

Apesar das suas tentativas de manter uma presença discreta, Eliza Martin tornou-se alvo da atenção de muitos pretendentes, em grande parte devido à sua vasta fortuna. E por mais que Eliza esteja convicta de que não quer casar, isso não parece ser razão suficiente para dissuadir os seus pretendentes, ao ponto de ser possível que um deles esteja por detrás de uma série de acidentes. A preocupação leva Eliza a contratar um caçador de ladrões. O que ela está longe de imaginar é que o misterioso Jasper Bond não é só um homem atraente e eficiente no seu trabalho. É alguém tão diferente de todos os que conhece que talvez seja possível que lhe conquiste o coração....
Cruzando romance e sensualidade com uma bastante intrigante aura de mistério, este livro tem como principal ponto forte a história e a relação dos protagonistas. Ambos com um passado que moldou as suas escolhas e ambos perante o perigo e o romance, Eliza e Jasper surgem como duas figuras que, à primeira vista, são diferentes em tudo, mas que, com o evoluir do enredo, se revelam como complementares. E isso, apesar das diferenças sociais e dos mundos diferentes em que se movem, torna naturais as suas interacções.
Outro ponto interessante é, claro, o passado dos protagonistas. Neste aspecto em particular, o percurso de Jasper é o que se destaca, quer porque todas as revelações a seu respeito são feitas de forma muito espaçada, de modo a prolongar o mistério, quer porque as suas razões acabam por o colocar perante alguns dilemas. Ora, são esses mesmos dilemas que estão na origem de alguns dos momentos mais emotivos do livro e, por isso mesmo, acabam por ser um dos elementos mais marcantes na história dos protagonistas.
Quanto à situação dos acidentes e ao mistério que lhe está associado, fica a impressão de que alguns aspectos poderiam ter sido um pouco mais explorados, já que, por vezes, a situação se desvanece um pouco por entre a tensão e o romance. Ainda assim, as revelações inesperadas e o final especialmente intenso compensam o que é deixado por dizer e, no fim de tudo, todas as respostas essenciais estão lá.
Por último, importa ainda referir o bom equilíbrio que se cria entre leveza e tensão, sensualidade e emoção e, ainda, um muito agradável toque de humor. Tudo elementos que fazem desta história uma leitura cativante e surpreendente.
E é essa, precisamente, a impressão que fica desta leitura: a de uma história leve, com personagens carismáticas e um enredo que, apesar da aparente simplicidade, consegue surpreender e nunca deixa de cativar. Uma boa leitura, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário