quinta-feira, 19 de abril de 2018

Diversidade - A Vida na Terra (Nicola Davies e Emily Sutton)

Quantas espécies existem no mundo? E, dessas, quantas conhecemos? E quantas terão deixado de existir devido à intervenção humana? A diversidade é uma parte fundamental do equilíbrio do planeta e entendê-la é o primeiro passo para cuidar. E esse, então, o tema deste cativante e colorido livro, que permite aprender com toda a clareza - e todo o encanto de uma nova descoberta.
À semelhança do que aconteceu em Minúsculos - O Mundo Invisível dos Micróbios também este livro tem na forma como permite assimilar ideias através da visualização e de um conjunto de explicações simples o seu grande ponto forte. Basta folhear para que a beleza das imagens prenda a atenção e, quando se começa a ler, a informação surge de forma sucinta, mas perfeitamente clara e muito cativante. Surge, pois, naturalmente a ideia sempre actual do aprender brincando - e é muito fácil aprender com este livro.
Tem também a muito relevante qualidade de não só realçar a diversidade das espécies como de apelar a uma certa consciência ecológica, realçando o papel da acção humana na extinção de algumas espécies e apelando ao tal cuidado que é sempre tão essencial. E também isto surge com naturalidade, o que nunca deixa de ser a melhor forma de assimilar ideias e informações.
Importa ainda voltar uma vez mais ao aspecto visual, pois, sendo um livro para os mais novos, a imagem é tão ou mais importante que as palavras. E o aspecto deste livro é encantador. As imagens das diferentes espécies e os cenários cheios de cor fazem deste livro uma viagem à beleza natural do mundo, o que, tendo em conta que o tema é a diversidade e a sua importância, serve também para sublinhar a importância da mensagem. 
No fim, fica uma imagem à semelhança deste livro: uma aprendizagem feita de conhecimento e de cor, de factos e de preocupações e de uma visão do mundo como algo que necessita de ser cuidado. Uma belíssima leitura, portanto, para aprender e despertar consciências desde cedo. Muito bom. 

Autoras: Nicola Davies e Emily Sutton
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário