quarta-feira, 18 de abril de 2018

E Depois Chegaste Tu (Jennifer Weiner)

Jules é uma estudante universitária sem grande vida social e à procura de uma solução que lhe permita ajudar o pai a deixar para trás o vício que o arruinou. Annie ama o marido e os filhos, mas as dificuldades financeiras começam a ser demasiado difíceis de suportar. E Bettina sente-se tudo menos confortável com a nova mulher do pai, India, e com a ideia de eles virem a ter um bebé. Dificilmente poderiam ser mais diferentes mas os seus caminhos estão prestes a cruzar-se irreversivelmente: Jules doou o óvulo, Annie servirá de barriga de aluguer e India deverá ser a mãe. O plano é simples. Mas, quando menos esperam, um acontecimento dramático dá a tudo um rumo completamente diferente. E encontrar uma solução adequada poderá ser tudo menos fácil...
Alternando entre as perspectivas das diferentes personagens e, a partir daí, construindo uma cativante mistura de medos, segredos e pequenos grandes dramas familiares, este é um livro que cativa, acima de tudo, pelo facto de não haver personagens perfeitas. Todas as personagens estão a lutar com alguma espécie de problema, presente ou passado, e isso faz com que a situação que estão a viver nunca pareça demasiado fácil. Além disso, o facto de ser uma história que envolve barrigas de aluguer, mas não estritamente apenas sobre este tema, abre caminho a uma visão muito mais vasta do todo. 
Jules, Annie, India e Bettina. Qualquer uma delas justificaria por si só um romance e, por isso, é inevitável a sensação de que haveria mais história para contar: da relação amorosa de Jules, da história entre Bettina e Darren, até mesmo das relações familiares de Annie ou das mudanças operadas na vida de India. Ainda assim, há um ponto comum que as une a todas e esse ponto comum - o bebé que está para nascer - é também o fio condutor de todo o enredo. Assim, faz sentido que a história termine naquele preciso momento, e também o faz que nem tudo tenha respostas limpas. Afinal, ninguém sabe tudo na vida e nenhuma história acaba verdadeiramente na palavra fim.
Voltando ainda outra vez à imperfeição das personagens, é interessante a forma como esta imperfeição se reflecte nos acontecimentos, motivando momentos de tensão, mas também de ternura, rasgos de fúria e pequenas revelações. Há muitas coisas marcantes a acontecer e só acontecem porque nenhuma das personagens é perfeita e infalível. Porque todas têm espaço para crescer - e crescem, de facto.
No fim, fica esta imagem de evolução e de crescimento, não só de uma vida ainda por chegar, mas principalmente na vida das intervenientes no processo. Uma história bonita, cheia de momentos marcantes e com um grupo de personagens tão memorável nas forças como nas vulnerabilidades. Gostei.

Autora: Jennifer Weiner
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário