segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Destemidas - Mulheres que Só Fazem o que Querem (Pénélope Bagieu)

Já todos ouvimos falar na história de alguma mulher que mudou o mundo à sua volta - e até mesmo a história do mundo em geral. Mas a verdade é que há muitas mais além dessas figuras mais conhecidas. É dessas que fala este livro: mulheres que viveram a sua vida confrontando todas as barreiras para alcançar um objectivo e que não deixaram que nada as impedisse.
Uma das primeiras coisas a chamar a atenção neste livro é, inevitavelmente, a premissa. A fazer lembrar um formato diferente das Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes, conta as histórias de um conjunto de mulheres notáveis, e fá-lo de forma simples, cativante e esclarecedora. E basta isto - a importância destas histórias e a clareza com que nos são contadas - para fazer com que a leitura valha a pena.
Mas, naturalmente, há mais. Há um estilo muito próprio, em que tanto a imagem como a própria forma como a história é exposta parecem querer lembrar uma história contada em voz alta. Há a diversidade de épocas, de âmbitos, de percursos, que fazem com que este livro englobe diversas áreas e mentalidades, sem nunca perder de vista a linha central - a da igualdade. E há um contraste surpreendente entre a simplicidade da história e o impacto das imagens que encerram cada uma delas, que, mais do que traçar uma divisão entre as diferentes histórias, eleva a sua beleza ao máximo impacto.
Ao abranger várias pequenas histórias, é também o livro ideal para um regresso ocasional às partes mais marcantes. Além, é claro, de se devorar de uma assentada numa primeira leitura. É que todas estas histórias são notáveis - principalmente pelo facto de serem reais, mas também pela forma cativante como são contadas. E a forma como a autora as constrói, dando a cada uma o ambiente e a cor adequados à época e local em que decorrem, torna tudo mais nítido e marcante.
O título ajusta-se, pois, na perfeição. Pois é de mulheres destemidas que se trata. E de um retrato notável de algumas mulheres que, não sendo talvez as mais conhecidas da História, têm, ainda assim, todas elas um percurso admirável - e que importa, sem dúvida, conhecer. Recomendo.

Título: Destemidas - Mulheres que Só Fazem o que Querem
Autora: Pénélope Bagieu
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário