quarta-feira, 3 de outubro de 2018

O Pequeno Livro dos Cães Mais Famosos (Cláudia Cabaço)

São muitos os cães que deixaram a sua marca na história e na memória das pessoas, seja devido a actos de heroísmo ou pelo protagonismo em histórias que sempre tiveram o condão de encantar. Quem não se lembra, afinal, de Lassie ou de Rin Tin Tin? E quem nunca ouviu falar de Bo, o famoso cão de Barack Obama? Estes são apenas alguns dos protagonistas caninos deste pequeno, mas deveras adorável livro que, a cada novo protagonista, nos faz lembrar uma vez mais o porquê de se dizer que o cão é o melhor amigo do homem.
Bonito seria uma boa palavra para começar a descrever este livro. Bonito visualmente, porque bastas as várias imagens e o design apelativo para alimentar a vontade de continuar a folhear e depois a ler. E bonito, acima de tudo, pelo conteúdo, pois há tanta beleza, tanta ternura - e tanta inocência principalmente - nestas histórias que é difícil não chegar ao fim com um sorriso de encanto... e uma ou outra lágrima de emoção.
Outra boa palavra para o descrever será portanto enternecedor. E comovente. É que, se todas estas histórias são de amor e de devoção canina, algumas são também de heroísmo em circunstâncias terríveis. E, assim sendo, é apenas expectável que nem todas terminem com o final desejado. Mas ficam, ainda e sempre, as facetas mais positivas: o heroísmo, a coragem, o espírito de sacrifício, a companhia. O amor, enfim, porque é ele que está na base de tudo.
E há ainda um outro aspecto que cativa. Sendo tantas as histórias neste livro, e tendo ele "apenas" cento e sessenta páginas, é de esperar que as histórias sejam contadas de forma relativamente sucintas. É assim, de facto. Mas, curiosamente, talvez devido à fluidez da escrita, ou talvez devido à própria simplicidade do essencial, nunca fica a sensação de que falte dizer alguma coisa. Está lá a alma da história - e a dos seus protagonistas. O resto, cabe-nos a nós imaginar.
É um livro pequeno, tal como o título indica, mas grande nas emoções que desperta. Pois, nas suas histórias ternas e comoventes, faz-nos lembrar um tipo de amor mas simples, mas mais intenso e incondicional. O cão é realmente o melhor amigo do homem - e nada como este livro adorável para nos lembrar disso. Muito bom.

Autora: Cláudia Cabaço
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário