segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Três Coroas Negras (Kendare Blake)

Nasceram rainhas, mas só uma delas será coroada. Cada uma tem um dom muito diferente, como compete às rainhas de Fennbirn. Mas Katharine, Arsinoe e Mirabella são diferentes em muitos outros aspectos e, em comum, têm apenas isto: estão destinadas a matar as irmãs ou a ser mortas por uma delas. E, embora apenas Mirabella pareça ser forte no seu dom, todas têm uma sólida rede de aliados e apoiantes, dedicados apenas à sua causa. A batalha pela coroa está prestes a começar - e, entre aliados, amigos, amores e inimigos, existe apenas uma certeza: nada ficará igual quando tudo tiver terminado.
Dividido entre o percurso das três rainhas, e abrangendo uma intriga inesperadamente complexa, este é um livro que intriga desde as primeiras páginas. Bastam, aliás, os dons das três rainhas e o facto de uma delas ser uma envenenadora para gerar a impressão de que esta não vai ser uma contenda vulgar. E, à medida que a história avança, esta impressão vai sendo cada vez mais reforçada - até ao final tão intenso como inesperado, e que deixa uma imensa vontade de ler o volume seguinte o mais cedo possível.
No cerne, está a intriga, é certo, e as movimentações das diferentes facções. Mas o mais impressionante é que há muito mais nesta história além disso. Desde as intrincadas regras da ilha às sedes e mecanismos dos diferentes dons, passando, é claro, pelas transgressões e inevitáveis consequências, há todo um mundo de coisas a acontecer nesta história. Desde os momentos divertidos aos de profunda tensão, passando, é claro, pelos rasgos de afecto, pelas explosões e emotividade e pelo entretecer de manobras de bastidores, há sempre algo de novo para desvendar. E assim se tece um enredo de surpresas, mas, acima de tudo, de momentos muito marcantes.
E. claro, tudo se torna mais intenso quando as personagens são também elas notáveis. Diferentes em tudo, Katharine, Arsinoe e Mirabella conseguem, ainda assim, gerar a mesma forte empatia, não só devido à delicadeza das suas circunstâncias, mas principalmente pela teia de planos e expectativas que vai sendo moldada à sua volta. Além disso, as personagens que lhes são mais próximas, e os laços que as unem, constroem também uma teia emocional, cheia de momentos marcantes e de revelações poderosas. Revelações essas que, nalguns casos, apenas começaram a surgir - prometendo muito de bom para o que se seguirá.
O resultado é, claro, o melhor dos inícios: um início já cheio de acção, de intriga e de surpresas, com personagens tão complexas e marcantes como o enredo e um cenário cheio de intrigas e de enigmas que promete surpreender ainda mais nos volumes seguintes. A melhor das aberturas, portanto, e um livro que não posso deixar de recomendar.

Autora: Kendare Blake
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário