Traidores por convicção e traidores por interesse. Traidores que o tempo transformou em heróis e traidores que, apesar da passagem dos anos, continuaram a merecer o desprezo da maioria. De todos estes - e de outros - fala este livro que, com o já habitual tom cativante que caracteriza a escrita do autor - nos leva numa viagem pelas traições da História... ou pela história da traição. E fá-lo com a mestria a que o autor já nos habituou.
Tal como acontece com outros livros do mesmo género (e do mesmo autor, mas não só), este não pretende ser um livro que aprofunde o contexto histórico das épocas em que decorrem os acontecimentos que nos fala. Também não parece que o objectivo seja traçar a história completa desses mesmos acontecimentos. Por isso mesmo, não surgem muitas referências nem uma extensa biografia e o texto também não se perde em pormenores desnecessários. O objectivo é falar das principais traições da nossa história, e fazê-lo de uma forma clara e acessível a todos. E esta não precisa de referir todos os detalhes, mas antes de apresentar uma visão global o mais esclarecedora possível.
Ora, partindo do princípio de que é este o objectivo, então está perfeitamente cumprido. De forma sucinta (mas não demasiado), o autor consegue apresentar cada um dos casos e das figuras que pretende abordar com toda a informação relevante e sem nenhuma que não seja essencial. E mais. Fá-lo num tom leve e cativante, em que as peculiaridades - caricatas, dramáticas ou simplesmente invulgares - sobressaem e dão mais vida à exposição do caso.
Mas há ainda uma outra peculiaridade que importa referir e essa é a escrita do próprio autor. Cativante, leve quanto baste, esclarecedora, surpreende ainda pelos sempre certeiros laivos de humor que não só acrescentam leveza ao texto como estabelecem com a actualidade alguns paralelismos muito bem captados. Também isso torna a leitura mais interessante, pois não só a torna mais divertida como reflecte, na medida certa, a maneira como os tempos mudam... mas nem tudo muda.
Tudo isto dá forma a um livro que, cativante e muitíssimo interessante, consegue apresentar uma visão envolvente, acessível e esclarecedora de uns quantos factos e figuras relevantes do passado mais ou menos longínquo do país. Com humor quanto baste e toda a informação relevante para se ficar com uma ideia geral dos episódios referidos, um bela leitura para se ficar a conhecer melhor um pouco mais da História de Portugal.
Título: Traidores e Traições na História de Portugal
Autor: Sérgio Luís de Carvalho
Origem: Recebido para crítica
Sem comentários:
Enviar um comentário