sábado, 1 de outubro de 2016

A Istambul do Sultão por Cinco Kurus por Dia (Charles Fitzroy)

1750. O Império Otomano vive tempos de glória e a cidade de Istambul atrai viajantes fascinados de todo o mundo. Mas, para fazer turismo na cidade do sultão, é preciso conhecer os seus segredos e agir com todo o cuidado - ou as consequências podem ser terríveis. É, pois, para garantir ao viajante uma estadia segura e o melhor conhecimento do que fazer e dos locais a visitar que serve este guia. Uma viagem através do esplendor e do mistério da Istambul do sultão. 
Um dos aspectos mais interessantes deste livro (como, aliás, de outros que lhe são em tudo semelhantes) é o conceito que lhe serve de base. A ideia de construir uma espécie de guia turístico, não só para um local, mas para um local numa determinada época histórica, permite, desde logo, observar esse mesmo local de uma perspectiva mais diferente. A cidade dos tempos do sultão já não existe - ainda que alguns dos locais referidos continuem lá. E assim, através do equilíbrio entre a descrição dos locais, do contexto e dos costumes, o autor proporciona uma viagem a essa Istambul do passado. E, para quem está habituado a viajar através dos livros, essa ideia tem algo de fascinante. 
E, se a premissa é, por si só, muito interessante, também a concretização revela muitas qualidades. A forma como o texto está escrito, assemelhando-se em muito ao tom de um guia turístico, ao mesmo tempo que se adentra por descrições de lugares proibidos e costumes um tanto ou quanto cruéis, cria um contraste curioso. Além disso, todos os elementos - contexto, costumes, locais, pessoas, factos históricos - são desenvolvidos num equilíbrio envolvente, surgindo na medida certa de modo a facilitar a compreensão do todo. Claro que não é um livro exaustivo, nomeadamente no que ao contexto histórico diz respeito, mas também não parece ser esse o objectivo. E, quando à ideia global da Istambul que pretende retratar, bem, essa imagem fica bastante clara. 
Ainda uma última nota para referir a estrutura do livro, em que as muitas imagens e várias citações de visitantes da época lhe conferem não só uma maior semelhança com os tais guias turísticos actuais, mas também um aspecto visual muito mais apelativo. É interessante viajar por este livro e as imagens acrescentam nitidez ao que é descrito no texto.
A ideia que fica é, pois, a de uma viagem a outro tempo e a outro lugar, repleta de peculiaridades e de pontos de interesse, em que há muito para aprender e vários mistérios para desvendar. Interessante, muito bem construído e cheio de detalhes fascinantes, um bom livro para descobrir um outro tempo. Gostei.

Título: A Istambul do Sultão por Cinco Kurus por Dia
Autor: Charles Fitzroy
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário