domingo, 2 de outubro de 2016

Sombras (Patrícia Morais)

Lilly tinha uma vida perfeitamente normal... até à noite em que, ao voltar a casa, se deparou com um cenário de horror e o seu mundo desabou. Incapaz de lidar com a perda, decidiu deixar tudo para trás, mudar-se para Jillian e estudar um tema que, na verdade, sempre a fascinou: Folclore e Mitologia. Mas há uma nova mudança à sua espera e, no dia em que é atacada por uma criatura impossível, Lilly descobre uma nova realidade... e uma proposta. Juntar-se a uma antiga sociedade de caçadores de demónios e salvar os humanos das criaturas dos seus pesadelos... que, afinal, não são tão mitológicas assim. Estará ela à altura?
Com uma história em que os elementos sobrenaturais são dominantes e a linha entre o bem e o mal não é tão clara como, à primeira vista seria de esperar, um dos aspectos mais cativantes deste Sombras é que, apesar de ser muito fácil reconhecer-lhe as influências, também o é desvendar uma identidade própria. Há elementos comuns com outros livros do género (o que, aliás, parece ser inevitável), mas a forma como a autora conjuga estes elementos para criar uma história sua, com um registo próprio que, gradualmente se vai revelando, não deixa de ser um dos aspectos mais interessantes desta leitura.
Parte do que a torna tão cativante é também o desenvolvimento das personagens. Também aqui se reconhecem as tais influências (na forma como certas personagens estabelecem antipatias instantâneas, para depois virem a mudar de ideias). Mas, acima de tudo, o que se destaca neste aspecto é a humanidade das personagens e, portanto, a sua falibilidade. Ou seja, o facto de não haver ninguém perfeito nesta história, mas antes um conjunto de pessoas (e de outros seres) com valores definidos, mas mutáveis, vulnerabilidades e marcas do passado e a capacidade de aprender e evoluir com os erros cometidos. 
E depois há a história, que, partindo de uma premissa que não é propriamente surpreendente, consegue surpreender pelas (muitas) pequenas coisas interessantes: os momentos divertidos, os episódios em que a emoção passa a dominar e também o ritmo de acção e mistério constantes em que parece haver sempre algo a desvendar, seja no passado ou no presente. 
Há muito a ser deixado em aberto, o que parece indicar a existência de uma possível continuação para esta história. E, assim sendo, importa ainda destacar o estranhamente delicado equilíbrio em que tudo termina, deixando no ar várias possibilidades, mas encerrando, de certa forma, a linha principal dos acontecimentos até agora narrados. Ficam, por isso, grandes expectativas para o que se poderá seguir, bem como a ideia de muito ainda a desvendar sobre as personagens.
A impressão que fica é, portanto, a de uma estreia promissora. Cativante, de leitura agradável e repleta de acção, mas também de emoção, uma boa leitura para quem gosta de histórias de vampiros... e não só. 

Título: Sombras
Autora: Patrícia Morais
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário