quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Aamir - Um Pária em Lisboa (Ricardo Gomes)

Aamir deixou a Índia em busca de uma vida melhor, longe da pobreza inevitável do lugar onde vivia. Mas não foi isso que encontrou.  Agora, vagueia por Lisboa, ganhando a vida entre esquemas e trabalhos pouco lícitos, conseguindo apenas o suficiente para sobreviver. E não aspira a muito mais. Mas um dia tudo muda, quando, quase que por acaso, se cruza com uma brasileira que lhe prende a atenção e o coração. Então, Aamir começa a sonhar com uma família, mesmo sabendo que precisa de ganhar dinheiro para a conseguir. Está nas suas mãos mudar o destino - mas será possível, quando tudo o que conhece são pessoas e comportamentos duvidosos?
Relativamente breve, bastante simples e muito interessante, este é daqueles livros que se lêem em menos de nada. A escrita cativante e a forma como o autor expõe a mente do protagonista e as particularidades das suas circunstâncias mantêm sempre viva a curiosidade em saber o que acontece a seguir e de que forma irá Aamir concretizar ou não as suas aspirações. E, além disso, sendo um livro tão curto, há sempre algo de relevante a acontecer. Não há espaço para grandes introspecções ou descrições complementares, resumindo-se tudo ao realmente essencial para a história. O resultado é uma história breve, mas intrigante e surpreendente.
A grande surpresa desta pequena história prende-se precisamente com Aamir. Enquanto protagonista, está longe de ser o tipo de personalidade que desperta simpatias imediatas. Muito pelo contrário. Mas a forma como o autor o caracteriza, justificando através de acções e experiências o que faz com que Aamir seja tudo menos um herói, cria, ainda assim, uma certa proximidade. Não é o tipo de personagem de que se goste à partida, mas tem as suas qualidades. E, acima de tudo, tendo em conta o rumo da história, tem defeitos que não o tornam num vilão, mas apenas num ser humano e falível.
E depois há a evolução. Ao longo da história, a perspectiva que se tem sobre Aamir vai mudando. No início, parece ser o clássico exemplo de um espertalhão sem escrúpulos, mas acaba por se revelar algo diferente. É como se a sua vida tivesse duas facetas diferentes, o "trabalho" e o amor, que, quando se cruzam, criam complicações imprevistas. E a forma como tudo termina confere a uma história que, de início, se afigurava leve e caricata, um tom bem mais sério e um impacto mais forte. 
Fica a curiosidade em saber um pouco mais? Sim, por vezes. Mas, tendo em conta o rumo da história e a forma como o protagonista percorre os acontecimentos, a forma como a história é contada acaba por ser bastante adequada. Deixando ver Aamir pelo que é no tempo presente e o passado apenas como uma vaga (mas capaz de condicionar) recordação.
Breve, simples e interessante, portanto. Uma história intrigante, de leitura agradável e com um final surpreendente. A soma de tudo isto é, claro, uma boa leitura. Gostei.

Título: Aamir - Um Pária em Lisboa
Autor: Ricardo Gomes
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário