segunda-feira, 10 de outubro de 2016

As Mulheres que Fizeram Roma (Carla Hilário Quevedo)

Dizem que Roma não se fez num dia e é verdade que foram muitas as figuras relevantes na fundação, ascensão e queda de um dos maiores impérios da História. Mas, se pensarmos nos nomes mais conhecidos da história de Roma, repararemos que a grande maioria das figuras de relevo são homens. Ou será que não? Este livro apresenta-nos a história de catorze mulheres que, por diferentes razões e com diferentes características, desempenham um papel crucial na história de Roma. Histórias de poder e de influência num tempo em que o papel das mulheres era, em muitos aspectos, diminuto.
Relativamente sucinto, mas com um bom equilíbrio entre a história individual de cada protagonista e o contexto em que a sua vida decorreu, este é um livro que cativa, desde logo, pela forma como está construído. Cada uma das catorze histórias apresentadas é-nos narrada de uma forma muito simples e sintética, mas sem deixar de fora nada de essencial. Além disso, ao percurso de cada uma das mulheres retratadas acrescenta-se uma visão ampla e clara (e, mais uma vez, sucinta) do contexto histórico, com as leis, os costumes e o papel tradicional da mulher a contribuírem também para realçar a unicidade de cada uma das mulheres apresentadas. 
Ora, isto é mais do que suficiente para tornar a leitura interessante, pois, do percurso destas mulheres, é possível retirar toda a informação relevante sobre a época, incluindo os conflitos e conspirações em curso, bem como ficar com uma ideia muito clara de quem era cada uma destas mulheres - e do papel que desempenhou. Mas há ainda uma outra faceta a destacar: é que, do conjunto destas catorze histórias, sobressai também uma visão mais ampla do que terá sido a história de Roma, da fundação até à queda. Uma visão que, não sendo completa (nem o poderia ser, havendo muitas outras personalidades que, distanciando-se do âmbito deste livro, ficam para segundo plano), é, ainda assim, bastante precisa na forma como retrata a evolução de hábitos, regras e mentalidades, bem como as sempre presentes lutas pelo poder. Tudo isto contado num tom bastante simples, em que o essencial da vida das protagonistas se conjuga com o essencial do contexto. O resultado é um texto acessível, agradável de ler e de muito fácil compreensão.
Cativante, bem estruturado e muito esclarecedor. É esta, pois, a impressão que fica deste  livro, que, além de ter muito de bom para descobrir, deixa ainda a curiosidade em saber sempre um pouco mais. Muito interessante, portanto, e muito bom. 

Título: As Mulheres que Fizeram Roma
Autora: Carla Hilário Quevedo
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário