domingo, 30 de outubro de 2016

Nujeen (Nujeen Mustafa e Christina Lamb)

Nujeen nasceu com paralisia cerebral, no seio de uma família numerosa em plena Síria. Para que pudesse ter os melhores cuidados possíveis, a sua família mudou-se para Alepo, onde, apesar das dificuldades, Nujeen nunca deixou de aprender através dos programas de televisão. Até ao dia em que a guerra chegou. A partir daí, o medo e as dificuldades foram-se tornando cada vez maiores e a esperança cada vez mais ténue. A única solução era partir. Mas, em plena crise de refugiados, quando tantos se dirigiam para uma Europa cada vez mais relutante em recebê-los, percorrer, numa cadeira de rodas, toda aquela distância nunca poderia ser fácil. Mas possível? Certamente. E esta é a história da sua jornada. 
Uma das coisas que importa, desde logo, realçar sobre este livro é que se trata de um relato pessoal. Com toda a contextualização necessária, é evidente, mas, ainda assim, centrado acima de tudo na vida de Nujeen e no seu percurso até à Alemanha. Assim, é apenas natural que, no que diz respeito ao contexto mais vasto da crise de refugiados e aos problemas por estes enfrentados, haja mais a dizer para além do que aqui é contado. Ainda assim, toda a informação essencial está bem presente e, vincada pela perspectiva pessoal de quem viveu as coisas na primeira pessoa, a imagem que fica é muitíssimo marcante.
Grande parte deste impacto deve-se aos factos que nos são contados. Primeiro, as mudanças ocorridas na Síria, depois as dificuldades da viagem, depois a nova vida após a chegada ao destino, também ela cheia de desafios. Há muitos aspectos relevantes a reter desta jornada, havendo até uns quantos mitos e teorias da conspiração sobre os refugiados que caem por terra neste relato. E é interessante reparar que, apesar da perspectiva pessoal, é fácil ficar com uma ideia mais ampla das dificuldades vividas pelos refugiados - na sua viagem rumo à Europa e depois disso. Às experiências de Nujeen juntam-se as histórias que ouviu das pessoas que conheceu pelo caminho. E, assim, o retrato global pode não ser propriamente exaustivo, mas é, apesar disso, muito esclarecedor.
Quanto a Nujeen, há muito de admirável na jovem que se dá a conhecer neste livro. A perspectiva que tem das coisas, moldada ainda por uma certa inocência, mas também pelo impacto das descobertas que vai fazendo, realça uma mente madura e um grande coração. Mas há ainda outro aspecto interessante, que diz respeito à forma como a própria Nujeen se caracteriza. Nem perfeita, nem invulnerável, nem definida exclusivamente pelas suas qualidades: Nujeen assume-se como humana, com defeitos, pequenas manias e fragilidades. E o facto de retratar também esses seus traços menos positivos torna toda a sua visão mais genuína.
Da soma de tudo isto, resulta um livro interessante, pertinente e esclarecedor. Uma boa leitura para entender melhor a crise dos refugiados vista pelos olhos de quem a viveu bem de perto. 

Título: Nujeen
Autoras: Nujeen Mustafa e Christina Lamb
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário