terça-feira, 18 de junho de 2019

A Fúria dos Reis - Volume 1 (George R.R. Martin, Landry Q. Walker e Mel Rubi)

Muitas coisas podem mudar no espaço de um ano. Com a morte do rei e as subsequentes intrigas, os Sete Reinos dividiram-se. Agora, há demasiados reis e ainda mais interessados em manipular as cordas do jogo dos tronos da forma que lhes for mais favorável. Uns lutam pela sobrevivência, outros pela ascensão ao poder. E, no meio de tudo isto, os mais fracos ardem, morrem... ou encontram formas de se tornarem mais fortes. Porque, no jogo dos tronos, ou se vence ou se morre. E, assim sendo, não se pode realmente confiar em ninguém.
Quem já leu os livros das Crónicas de Gelo e Fogo poderá, talvez, pensar que esta adaptação não tem muito de novo para acrescentar. E embora essencialmente fiel ao enredo original, basta a construção visual para fazer com que esta versão da história acrescente algo de novo ao mundo. Dar rostos aos nomes - rostos diferentes dos da série - , dar vida aos cenários e movimento às cenas mais movimentadas confere logo uma nova perspectiva às coisas. E se nem todas as personagens são exactamente como as imaginámos, a verdade é que não deixam por isso de estar bastante próximas do que é descrito nos romances.
Outro aspecto que importa destacar neste livro é o facto de ser apenas um primeiro volume, o que significa que abrange apenas parte da história do livro original. Ora, também isto é um ponto a favor, pois, sendo um mundo tão vasto e um enredo tão extenso, abreviá-lo retirar-lhe-ia naturalmente parte da força. Trata-se também de uma história contada através de múltiplos pontos de vista, e também isso é transposto para esta adaptação, reflectindo a mesma sensação de proximidade que se sente nos romance e transpondo-a também para os rostos das personagens.
E, claro, até podemos já conhecer a história, mas isto não quer dizer que ela perca o seu impacto, principalmente se já tiver passado algum tempo desde a leitura do original. Não deixam de surpreender, mesmo já conhecendo partes do futuro, as complexidades da intriga, a capacidade de gerar emoção nas pequenas coisas, o mistério que envolve as personagens e as suas motivações e os sempre deliciosos momentos de humor e astúcia protagonizados maioritariamente pelo estranhamente carismático Tyrion Lannister.
No fundo, é como regressar a uma história onde já fomos felizes e encontrá-la um pouco mudada, mas com a mesma alma e as mesmas qualidades que tanto cativaram da primeira vez. É a mesma história, mas diferente. O mesmo mundo, mas mais vivo. E o mesmo complexo xadrez de gentes e de poderes que torna este mundo tão infinitamente fascinante. Maravilhoso, em suma.

Autores: George R.R. Martin, Landry Q. Walker e Mel Rubi
Origem: Aquisição pessoal

Sem comentários:

Enviar um comentário