segunda-feira, 17 de junho de 2019

Inesquecível (Alexandra Bracken)

Ruby nunca gostou verdadeiramente dos poderes que lhe arruinaram a vida e parte do mundo tal como o conhecia. E, depois de ter visto as suas aplicações mais sombrias, agradam-lhe ainda menos. Mas o passado não pode ser invertido e, julgando tomar a decisão certa, Ruby juntou-se à Liga das Crianças na esperança de proteger Liam do lado mais assustador do novo mundo. Só que as boas intenções não bastam e os seus caminhos terão de se cruzar de novo. Cole, o irmão de Liam, esteve em contacto com ele e, acidentalmente, deixou-o na posse de informações sensíveis. E Ruby tem de o encontrar, não só para recuperar essa informação, mas porque também na Liga há inimigos à espreita. E o tempo pode muito bem estar a esgotar-se...
Parte do que torna esta série tão cativante é a forma como a autora consegue conjugar um cenário cheio de conflitos e brutalidade com um conjunto de personagens que, embora marcadas pelos percalços da vida, continuam a manter uma certa inocência. É agora Jude quem assume a posição da inocente Zu, tendo em comum uma afectividade que marca num cenário todo ele tão duro. Mas essa mesma inocência - ou talvez devesse chamar-lhe esperança - continua também bem presente em Liam e até na própria Ruby, o que não deixa de ser uma grande surpresa - e fonte de vários momentos emocionalmente poderosos - num enredo onde dominam a acção e a crueldade.
Outra grande força é a constante capacidade de surpreender. Tendo em conta o cenário global, não é propriamente inesperado que a situação não se afigure muito sorridente, mas cada novo desenvolvimento vem acrescentar novas sombras e cada nova revelação põe em causa tudo o que julgávamos saber. Isto aplica-se não só aos planos globais das diferentes forças em conflito, mas também à posição das diferentes personagens, o que faz com que haja sempre uma surpresa ao virar da esquina, seja ela um conflito inesperado ou um surpreendente rasgo de emoção.
E é essa talvez a mais impressionante das facetas deste livro: a capacidade de gerar emoção num mundo em modo de sobrevivência. Há carinho entre amigos, um amor que se recusa a esmorecer, empatia e conflitos interiores (principalmente no caso de Ruby). E há momentos dilacerantes, não só face às inevitáveis perdas (porque outra das marcas desta história vem da certeza de não se poderem travar batalhas sem que haja perdas envolvidas), mas também nos reencontros, nas esperanças, nas breves partilhas de algo maior do que a simples sobrevivência. Tudo no seio de uma história que é também uma corrida constante em busca de algo ou para o evitar.
Tudo somado, o que fica é a história intensa e memorável de um conjunto de personagens marcantes e complexas a tentar resgatar um mundo abalado por algo ainda intangível, mas cujos contornos começam a definir-se. E a vontade quase irresistível de descobrir o mais cedo possível o que se segue para Ruby, Liam e o seu grupo de amigos e aliados. 

Título: Inesquecível
Autora: Alexandra Bracken
Origem: Recebido para crítica

Para mais informações sobre o livro Inesquecível, clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário