sexta-feira, 14 de junho de 2019

Contos Espirituais da Índia (Ramiro Calle)

Às vezes, é mais fácil explicar as grandes verdades recorrendo a histórias e imagens para lhes dar uma forma mais perceptível. Assim, através do exemplo, a mensagem passa mais facilmente, acrescentando à envolvência da história propriamente dita uma assimilação mais pessoal das ideias que lhe estão subjacentes. É o que acontece com este conjunto de pequenos contos, cada um deles uma história cativante e também cada uma grande lição.
Quando pensamos na Índia, e particularmente no hinduísmo, vem imediatamente ao pensamento um sistema de crenças de elevada espiritualidade, ainda que também de regras e castas muito estritas. Ora, é este contexto que serve de base a todas estas pequenas histórias, o que lhes confere logo à partida uma ligeira aura de mistério. Afinal, é um mundo diferente, não é? De crenças e comportamentos diferentes. E é do contraste entre a diferença e tudo o que estas histórias têm de universal que surge a primeira das qualidades deste livro.
Outro aspecto interessante é que, tratando-se embora de um livro de contos espirituais, sendo portanto de espiritualidade a sua mensagem essencial, é perfeitamente possível apreciar as histórias pelo que elas são independentemente de se ter um olhar mais ou menos céptico sobre a vida. Nem todas as lições implicam grandes crenças como a de múltiplas existências ou de um Ser supremo que tudo rege. Nalguns casos, basta a crença na bondade e nos valores - e esses estão também bem presentes nestas histórias.
No fundo, trata-se de um olhar aos valores essenciais, tantas vezes esbatidos pela ambição e pela ânsia de conquistas. Faz, por isso, também todo o sentido que sejam histórias simples, curtas, escritas de forma directa e centradas na mensagem essencial. Se haveria mais a dizer sobre as pessoas que povoam estes contos? Provavelmente. Mas os fundamentos da mensagem estão lá e acaba por ser isso o mais importante.
Feito de histórias simples, mas com uma grande mensagem, trata-se, pois, de uma leitura cativante e repleta de material para reflexão. Envolvente pelas histórias em si, mas também pela base de ponderação que elas constituem, um bom livro para ver a vida de uma forma um pouco menos materialista. E para pensar, em suma, que é o essencial.

Autor: Ramiro Calle
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário