quarta-feira, 19 de junho de 2019

Stephen Hawking (Maria Isabel Sánchez Vegara e Matt Hunt)

Desde muito novo que o pequeno Stephen deu por si fascinado pelas estrelas que via no céu à noite. Mas estava longe de imaginar o imenso contributo que daria para a compreensão do universo. Apesar dos obstáculos e da doença, a marca que viria a deixar no mundo seria colossal. E esta é a sua história, resumida ao essencial, mas sem lhe tirar nenhuma da sua imensa importância.
Muito, muito breves, com um ritmo encantador na rima e na fluidez da palavra e com uma visão bastante completa, embora muitíssimo concisa, da vida dos seus protagonistas, há nos livros desta colecção algo de cativante que tanto é capaz de cumprir o seu papel didáctico, de dar a conhecer aos mais novos as grandes figuras do mundo, como de lembrar que às vezes o essencial é mais simples do que parece. Claro que figuras como Stephen Hawking têm histórias capazes de preencher extensas biografias, mas que melhor ponto de partida do que um resumo simples, divertido e capaz de gerar curiosidade?
Também é interessante - e possivelmente um belo incentivo à leitura - o facto de a história de Stephen, como a dos outros protagonistas desta colecção, partir da sua infância. Há, aliás, toda uma mensagem subjacente que não podia ser mais positiva: a de que os sonhos de criança, daquele tempo em que tudo parece possível, podem afinal concretizar-se com esforço e coragem. Além disso, entrar na história de uma criança gera também uma maior sensação de proximidade, o que tornará certamente a leitura mais cativante.
E há ainda o habitual toque de magia, nas ilustrações que tão bem parecem adequar-se à história e ao seu protagonista. Desta vez, dominam os astros, os elementos da ciência, o azul nocturno de um céu cheio de estrelas. E a simplicidade, também, à altura da história em si, que, concentrando-se no essencial, consegue, ainda assim, contar uma história completa e realçar as infinitas possibilidades do sonho.
Tudo somado, fica a impressão de uma leitura muito breve, mas também muito equilibrada nos diversos elementos que a constituem. Os mesmos que, dando forma a um pequeno universo, proporcionam uma leitura cativante e agradável para pequenos leitores... e não só.

Título: Stephen Hawking
Autores: Maria Isabel Sánchez Vegara e Matt Hunt
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário