sexta-feira, 28 de junho de 2019

O Sapinho Green (Joana Gonzalez, Lisa Maciel Toth e Raquel Santos)

De manhã bem cedo, o sapinho Green começa o seu dia em harmonia com a natureza. Cada movimento é uma experiência revigorante, mas tem também experiências para partilhar com os seus amigos. De visita a uma árvore, aprende os seus segredos. Ao conversar com os irmãos, ensina-lhes uma posição harmoniosa. E, ao chegar a noite, encontrar a serenidade na contagem das inúmeras estrelas no céu. Cada posição tem um significado - e, sem nunca o dizer directamente, os movimentos do Green são os movimentos do yoga.
Provavelmente o aspecto mais interessante deste livro é que, embora assente nos fundamentos e orientado segundo as posições essenciais do yoga, não exige um grande conhecimento sobre o tema para ser devidamente apreciado. Na verdade, ao apresentar os gestos como eles são, sem explicações elaboradas, a tal harmonia que o Green tem com a natureza acaba por fluir de forma mais simples e natural. Não é preciso saber que se trata de yoga para perceber as ideias da história, até porque a intenção parece ser a do percurso contrário: a de um ponto de partida para a descoberta.
É um livro pensado para os mais novos e perfeitamente capaz de os cativar. À história simples e divertida juntam-se as ilustrações bonitas e cheias de cor - de verde, principalmente - que, além de tornarem a leitura mais divertida, permitem uma melhor visualização das diferentes posições. E, claro, é esta mesma combinação de cor e descontracção que faz com que o livro não cative apenas os mais pequenos: há algo de particularmente cativante  -e, porque não dizê-lo, de fofo - no sapinho que protagoniza esta história, e que é capaz de arrancar sorrisos a leitores de todas as idades.
E há ainda outro aspecto, que é particularmente relevante sendo um livro infantil, mas que acaba por um efeito curioso nos leitores mais velhos que possam não estar tão familiarizados com o yoga. É que, quando pensamos em yoga, imaginamos, talvez, uma filosofia complexa, cheia de conceitos estranhos e de exercícios peculiares... E depois vamos nesta aventura com o Green e descobrimos que, afinal, talvez as coisas sejam mais simples do que parecem. O resultado é, claro, uma nova vontade de saber mais.
Simples, cativante e muito bonito: são estas as principais características de um livro que, com o seu registo descontraído e a naturalidade com que introduz ideias e posições numa história que, à primeira vista, nada tem de complicado, consegue despertar curiosidade e também sorrisos. Um bom livro, em suma, e um belo ponto de partida para descobrir o yoga.

Título: O Sapinho Green
Autora: Joana Gonzalez, Lisa Maciel Toth e Raquel Santos
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário