quarta-feira, 26 de junho de 2019

Get Jiro! Todos Querem Apanhar o Jiro (Anthony Bourdain, Joel Rose e Langdon Foss)

Num futuro em que a cultura da comida se tornou a força motriz do mundo e o poder está dividido entre dois grandes chefs que controlam a vida e o sucesso de todos os restantes, o recém-chegado Jiro parece ser uma incógnita. Mas a facilidade com que despachou um cliente que ousara cometer uma verdadeira heresia contra o sushi desperta o interesse das duas facções em conflito. Habituados a obter o que querem, abordam-no de todas as formas para o tentar convencer a juntar-se a eles. Mas Jiro tem uma visão diferente - e um plano bem traçado para lidar com os seus aliciadores.
Tendo em conta o nome do autor, não é propriamente uma surpresa que a história deste livro gire em torno da culinária, embora o que nasce deste tema seja, de facto, muito surpreendente. É, aliás, o aspecto mais intrigante deste livro: a construção de um mundo assente nas artes culinárias, transpondo para este mundo as facetas mais sombrias das manipulações dos poderosos e, ao mesmo tempo, analisando certos comportamentos e preconceitos que, embora com consequências menos mortíferas, existem também no mundo real.
É também um livro que abrange um ciclo completo. Embora exista um segundo volume, a linha central deste livro tem princípio, meio e fim, partindo da entrada em cena do misterioso Jiro e evoluindo depois para as fases do aliciamento, do conflito e da revolução. Há, na verdade, tanto a acontecer e tantos elementos a explorar que este volume poderia facilmente ter dado origem a uma série inteira. Ainda assim, se certos aspectos poderiam ter sido mais desenvolvidos (principalmente no que toca à fase final), também é certo que não há nada de essencial que não esteja presente e que a forma como tudo termina é perfeitamente adequada ao percurso das personagens.
Há ainda um último aspecto que importa destacar: sendo um mundo dominado pela comida e em que grande parte das personagens são chefs, é apenas de esperar que estes elementos dominem não só a história, mas a representação dos locais. Cenários como o mercado de peixe, as zonas periféricas onde domina a comida de plástico e até a estranha e perigosa serenidade do restaurante de Jiro, com a sua dedicação ao sushi tradicional, tornam-se mais vivos pela imagem precisa e peculiar que lhes é dada através da arte. É, aliás, delicioso olhar para um dos planos mais vastos e detectar pequenos pormenores - como o bonequinho gordo no semáforo, por exemplo - que, embora discretamente, parecem também funcionar como uma crítica.
Somados todos estes aspectos, o resultado é uma história surpreendente, cheia de acção e de intriga e que transpõe para o percurso das personagens os mais peculiares aspectos do mundo da gastronomia. Cativante, visualmente muito apelativo e cheio de bons momentos, uma boa leitura.

Título: Get Jiro! Todos Querem Apanhar o Jiro
Autores: Anthony Bourdain, Joel Rose e Langdon Foss
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário