terça-feira, 11 de junho de 2019

Diário de uma Miúda Como Tu (Maria Inês Almeida e Catarina Bakker)

A Francisca tem nove anos e três quartos, detesta legumes, adora gomas e está decidida a salvar o ambiente um vídeo de cada vez. Mas para isso precisa de duas coisas: primeiro, superar o castigo de uma semana sem internet que a levou a começar um diário; e depois, conseguir que os pais a deixem ter um telemóvel. Ora, o castigo parece penoso, mas o diário revela-se uma boa companhia. E quanto ao telemóvel... bem, a Francisca é uma rapariga determinada e de certeza que tem boas ideias para resolver o problema. Afinal, é por uma boa causa!
Sendo um livro pensado para os mais novos, e nada menos que um diário, uma das primeiras coisas a destacar-se nesta pequena aventura é precisamente o aspecto visual. Desde as linhas que lhe conferem o aspecto de um verdadeiro diário às ilustrações simples e divertidas que facilmente imaginamos a Francisca a desenhar, basta um primeiro folhear para imaginar a Francisca como uma rapariga real a escrever os seus "segredos mais secretos".
Além de visualmente apelativo, é também um livro com uma mensagem muito importante: a dedicação da Francisca ao combate ao aquecimento global podia ensinar umas quantas coisas a muitos adultos. E, além de passar a mensagem desta luta aos seus leitores, a história da Francisca fá-lo com uma simplicidade descontraída e divertida, realçando os aspectos importantes sem complicações nem explicações incompreensíveis.
Mas, claro, a vida da Francisca não se resume ao seu activismo ambiental: há a relação com o irmão, a situação escolar, a pequena aventura da viagem de finalistas e ainda os seus gostos e aversões que, sendo embora os característicos de alguém da sua idade, conseguem também lembrar tempos mais simples. Não, não se pode jantar gomas - mas que criança de nove anos não teve uma ligeira aversão aos legumes e uma predilecção por gomas, chocolate e afins?
Trata-se, pois, de uma leitura simples e descontraída, com uma protagonista divertida e uma mensagem muito pertinente. Uma boa leitura para os mais novos, em suma, e que também pode ensinar algumas coisinhas sobre o ambiente aos que já não são assim tão novos.

Autoras: Maria Inês Almeida e Catarina Bakker
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário