quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Contos Crime

Mais um pequeno livro com três contos de grandes autores. Desta vez, a temática comum é o crime, mas, mais uma vez, as abordagens e os estilos são diferentes, ainda que todos, em certa medida, cativantes.
E o primeiro é Ninguém Mais se Perderá por Luba, de Luiz Lopes Coelho. A história é a de uma mulher assassinada e o narrador um detective privado que é também... algo mais. Um conto cativante, apesar de alguns momentos um pouco apressados, e que marca principalmente pelo surpreendente final.
Segue-se O Homem Superior, de O. Henry. Aqui, a base é o cordial encontro de três ladrões em circunstâncias delicadas. Com um sentido de humor peculiar, uma excelente crítica social na forma das diferenças entre os três ladrões e um final em tom de justiça poética, este é, sem dúvida, o melhor conto do livro.
Por último, Um Bom Homem é Difícil de Encontrar, de Flannery O'Connor reúne um fugitivo, uma viagem familiar e um acidente que os coloca em apuros como elementos essenciais para um conto que, apesar de um início algo distante, vai ganhando intensidade para culminar num final intenso que deixa em aberto alguns pormenores sobre a figura do Inadaptado.
De leitura cativante, com três contos em estilos muito diferentes, mas todos eles com vários elementos de interesse, fica deste pequeno livro o impacto final de uma boa leitura que deixa a curiosidade em ler mais da obra dos autores aqui incluídos. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário