segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Vidas Surpreendentes, Mortes Insólitas da História de Portugal (Ricardo Raimundo)

Trata este livro de várias figuras relevantes na História de Portugal cuja morte pode ser considerada invulgar - quer pela forma como ocorreu, quer pelas circunstâncias inexplicáveis em que, tendo em conta o seu papel na História, a morte os encontrou. Descrições sucintas da sua vida e das circunstâncias que os conduziram à morte apresentam, de forma directa e acessível, mas esclarecedora, uma série de episódios que oscilam entre o peculiar e o simplesmente triste, associados a figuras que (algumas delas após um longo período de esquecimento) acabaram por ficar para a posteridade, mas cujo fim foi, por diversas razões, insólito.
Se o tema deste livro pode, à partida, parecer um pouco mórbido - sendo, afinal de contas, a descrição aproximada da morte e/ou dos últimos dias de várias figuras históricas - a verdade é que há muito de interessante para descobrir nesta leitura. Se alguns nomes são facilmente reconhecidos, outros há que são de mais discreta fama. E se, para alguns, é a forma como morreram que se destaca como insólita, não é por isso menos relevante o percurso da sua vida. De referir, portanto, como ponto muito positivo, o cuidado em acrescentar ao relato das circunstâncias da morte, uma sucinta apresentação da vida de cada figura abordada.
Sendo o conteúdo o essencial neste livro, importa também referir a forma como o autor constrói cada relato, criando quase uma proximidade ao referir, em certa medida, os valores e as paixões da pessoa em causa. Também isto contribui para tornar cativante este interessantíssimo livro.
De leitura acessível, mas preciso e esclarecedor na forma como, em poucas páginas, resume a vida e a morte de figuras essenciais da História, fica deste Vidas Surpreendentes, Mortes Insólitas da História de Portugal a imagem global de um livro muitíssimo interessante, percorrendo de forma sucinta e clara os momentos e as principais figuras da História do país. Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário