quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Manual do Iniciado (P.C. Cast e Kim Doner)

Ao chegar à Casa da Noite, cada novo aluno tem acesso ao Manual do Iniciado, onde poder obter informações básicas sobre a história dos vampyros, as mudanças que ocorrerão no seu corpo e as regras e rituais do mundo em que acaba de entrar. É esse manual que é apresentado neste livro em que, de forma simples e organizada, com algumas histórias interessantes e vários detalhes curiosos, é possível conhecer um pouco mais do contexto da série Casa da Noite.
Um dos pontos fortes deste livro está precisamente na edição cuidada. Rico em ilustrações, com um aspecto visual cativante e com uma boa relação entre as imagens e o texto, este livro cativa, em primeiro lugar, pela imagem, e isto deve-se tanto ao facto de apresentar imagens efectivas para o que, na série, é, por vezes, deixado à imaginação do leitor, como à forma como se aproxima da ideia de um verdadeiro manual.
A nível de conteúdo, parte da informação é já conhecida de quem acompanha a série e o contexto apresentado não diz respeito aos seus protagonistas, mas antes à Casa da Noite e à sociedade vampyrica como um todo. Assim, não há propriamente grandes revelações relativamente à série, mas antes uma contextualização mais completa no que respeita às bases do sistema, sendo de destacar a abordagem à história dos vampyros e aos rituais, onde grandes acontecimentos e figuras históricas servem de base a uma breve história alternativa para a sociedade que é apresentada.
Não é um livro particularmente elaborado nem apresenta grandes informações que sejam essenciais à leitura da série. Ainda assim, para quem aprecia os livros da Casa da Noite, este livro funciona como um interessante complemento, quer porque apresenta uma visão mais completa dos factores na base do mundo em que decorre a série, quer pela forma como apresenta, ao surgir como um manual, a perspectiva da tentativa de orientação de um novo iniciado.
Não sendo necessário à compreensão da história de Zoey e dos seus amigos, este livro cativa, ainda assim, pelos pormenores que, de forma envolvente, acrescenta à compreensão do mundo dos restantes livros, bem como pela beleza da edição. Será, por isso, uma leitura interessante para quem acompanha a série.

Sem comentários:

Enviar um comentário