sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Um Punhado de Histórias Mais ou Menos Lamechas (Joana Moraes)

Parecem (quase) histórias, mas não são. São poemas com histórias dentro. Breves, aparentemente simples, são poemas em que o mais banal dos gestos se mistura com as mais inesperadas situações, dando forma a um conjunto de imagens surpreendentes que, invulgares que são, se fixam na memória pelas suas peculiaridades.
Basta um primeiro olhar ao formato dos poemas para notar a ausência de uma estrutura definida. Isto, e neste caso em particular, está longe de ser um defeito. Moldadas ao ritmo dos conteúdos, as palavras fluem com naturalidade, o que torna a leitura fluída e agradável, aumentando também o impacto do seu significado. Além disso, esta estrutura aparentemente simples complementa a também aparente simplicidade do conteúdo. Há frases que parecem simples descrições ou declarações, directas e sucintas, sem grande elaboração. Mas o encadeamento de ideias e a forma como, neste, a suposta simplicidade - das frases e daquilo que descrevem - se molda para dar forma a um todo em que os conteúdos têm muito mais a considerar que o que transparece à primeira vista, vêem revelar uma complexidade que, não sendo imediatamente detectável, está lá, ainda assim, e, por várias vezes, surpreende pela positiva.
Um outro aspecto curioso é que, não falando muito (pelo menos, não directamente) de sentimentos, este livro consegue ser surpreendentemente pessoal. Das (não tão) simples impressões que transparecem na voz do sujeito poético é possível vislumbrar uma personalidade completa e complexa, com emoções e posições perante a vida e o mundo. Posições claras, mesmo quando descritas em poucas palavras. E, ao mesmo tempo, essas emoções e pontos de vista que tornam pessoais os poemas têm também algo de universal: assuntos sobre os quais muita gente reflectiu, emoções que toda a gente sentiu. O resultado é, pois, uma abordagem muito própria ao que parece muito comum, e é isso que torna este livro tão cativante.
Trata-se, portanto, de um livro que, breve e de leitura acessível, ora transmite impressões de simplicidade, ora surpreende pela complexidade oculta nas palavras claras e directas. Numa visão muito particular de assuntos que, sendo comuns a muitos, exercem sobre cada indivíduo um impacto diferente, Um Punhado de Histórias Mais ou Menos Lamechas dá algo de inesperado e de próprio às coisas internas e externas que todos ou quase todos reconhecem. E nessa surpreendente familiaridade está a sua maior força. 

Sem comentários:

Enviar um comentário