sábado, 11 de fevereiro de 2017

As Crónicas Tugas: Tem de Ser (Miguel Correia)

Lidar com pessoas não é fácil. Prova disso são os muitos episódios estranhos, caricatos e essencialmente verídicos que povoam este conjunto de crónicas. Crónicas que tanto se debruçam sobre verdadeiros casos de polícia como sobre simples diálogos invulgares. E que, num todo um tanto ou quanto bizarro, traçam um retrato nem sempre muito favorável, mas, no geral, bastante divertido, do que é a essência de se ser Tuga.
Bastante breves e, por isso mesmo, centradas no essencial, a primeira coisa a cativar nestas crónicas é, naturalmente, a peculiaridade. Peculiaridade de circunstâncias, mas também de tom, que, ora parece divagar entre pensamentos mais ou menos irónicos, ora surpreende com uma súbita revelação inesperada. Tudo em muito poucos parágrafos, escritos de forma bastante leve e, no geral, agradável - apesar de um ligeiro excesso de vírgulas.
Outro ponto forte - ainda que, nalguns casos, possa despertar sentimentos ambíguos - é a diversidade. Há um pouco de tudo neste conjunto de crónicas. O único ponto comum é precisamente a estranheza dos episódios. E, sendo certo que muitos deles são divertidos, há também algumas considerações capazes de despertar algum desconforto. Mas, claro, os gostos e pontos de vista variam de leitor para leitor e é precisamente por isso que a diversidade é uma força neste livro. É que as crónicas que mais dizem a um leitor podem ser precisamente as que um outro achará menos interessantes - e vice-versa, naturalmente. 
Ainda um outro aspecto a referir é a inesgotabilidade das fontes. Episódios bizarros, peculiares... inexplicáveis... existem sempre e em toda a parte. E é isso que faz com que a matéria-prima para histórias como estas nunca acabe. Nunca se fica com a impressão de que a leitura seja demasiado repetitiva, ainda que os erros e as bizarrias possam ter padrões comuns. E é por isso que, depois de dois livros de Crónicas Tugas, é inevitável a ideia de que há ainda material para mais. 
Tudo somado, fica a impressão de uma leitura leve e divertida, mas bastante certeira na forma como retrata certas peculiaridades da sociedade actual. Simples, mas eficaz, um bom retrato das muitas estranhezas que por este país se vivem. Gostei. 

Título: As Crónicas Tugas: Tem de Ser
Autor: Miguel Correia
Origem: Recebido para crítica

1 comentário:

  1. Finalmente a apreciação de uma crítica literária a um autor e a uma obra que já merecia há muito a atenção destes meios relacionados com a Escrita.
    O Miguel poderá e deverá prosseguir a publicação destas Crónicas sociais que além de verídicas nos divertem retratando a essência da alma portuguesa. TEM DE SER...e eu adoro ser "TUGA" !

    ResponderEliminar