sexta-feira, 24 de novembro de 2017

After Dead (Charlaine Harris)

Depois de terminadas as aventuras de Sookie Stackhouse, e tendo em conta a rapidez do fim, ficou em aberto uma certa curiosidade: o que aconteceu às muitas e peculiares personagens de Bon Temps e arredores? Bem, este livro traz as respostas e fá-lo de forma muito simples e sucinta, numa enumeração por ordem alfabética do futuro dos principais intervenientes nesta longa e atribulada aventura. Se satisfaz a curiosidade? Bem, depende do que se procura. Mas vamos por partes.
O principal ponto positivo deste livro - e comum, naturalmente, a muitas outras séries - é que é sempre bom rever, por mais brevemente que seja, as personagens que, ao longo do longo caminho de uma série, se tornaram queridas. E se tivermos em conta a forma como tudo terminou no último livro da série, então é especialmente interessante saber um pouco mais do que vem depois. Tendo isto em vista, para quem gosta da série a leitura nunca deixará de ser um regresso agradável, até porque as ilustrações que acompanham o texto fazem também lembrar enredos passados.
Mas há um outro lado para tudo isto. É que o impacto das personagens ou o papel que desempenharam na história conduzem agora a um fim demasiado breve. Há desenvolvimentos futuros - principalmente no caso de Bill, mas não só - que justificavam por si mesmos uma nova história. Resumi-los em poucos parágrafos acaba por ficar um pouco aquém das expectativas, pois responde à pergunta que motivou a leitura - o que aconteceu depois? - mas acaba por deixar novas perguntas e, portanto, nova curiosidade insatisfeita.
Não deixa de ser uma leitura interessante, até porque há algumas revelações inesperadas. E, mais uma vez, tendo em conta a forma como tudo terminou, é interessante descobrir o que vem depois. Além disso, e apesar da brevidade, esta pequena conclusão está longe de ser uma síntese de "felizes para sempre". Não. Tal como no longo caminho da série, também aqui há um pouco de tudo: histórias que acabaram bem, histórias que acabaram em tragédia e... bem... histórias que não acabaram de todo.
A impressão que fica é, por isso, a de um regresso breve e agradável, que podia, talvez, ter sido algo maior. Ainda assim, não deixa de ser uma leitura cativante e, para quem seguiu atentamente a série, um belo reencontro com velhos conhecidos. Gostei.

Título: After Dead
Autora: Charlaine Harris
Origem: Aquisição pessoal

Sem comentários:

Enviar um comentário