sábado, 18 de novembro de 2017

Cartas a Um Jovem Escritor (Colum McCann)

Escrever um livro. Há quem ache que parece fácil. Há quem tente com todas as forças, mas não consiga suportar o resultado. Há os que fracassam, os que desistem, os que persistem, os que alcançam o sucesso. Mas há regras? Não propriamente. E muito menos se se pretender que a regra seja mais ou menos universal. Ainda assim, pode ser útil ver outra perspectiva. E se, em vez de regras, procurarmos conselhos... bem, a utilidade aí pode ser quase ilimitada. É isso precisamente que este livro apresenta: uma muito empolgante mistura de conselhos práticos e de pura e simples inspiração, sem nunca fazer com que as coisas pareçam mais fáceis do que realmente são, mas complementando a enumeração das dificuldades com várias orientações úteis e precisamente a dose certa de motivação. O resultado? Bem, muitas ideias relevantes... e uma mistura de nostalgia e de vontade irresistível de escrever. 
Comecemos pelo aspecto (aparentemente) mais simples: a forma. Basta o título para evocar Rilke e as suas Cartas a Um Jovem Poeta e é, na verdade, bastante fácil identificar pontos comuns como a simples (mas verdadeira) ideia de que ninguém pode apontar um único e derradeiro caminho certo. Ainda assim, é este ponto de partida que torna tudo tão interessante, pois, através dos seus curtos mas elucidativos capítulos, a autor conduz o seu jovem interlocutor através das múltiplas facetas da escrita (e da publicação também) sem nunca perder de vista que o que resulta para uns não resulta para outros. Ah, e mais importante, claro: o que realmente importa é o que está na página.
Ora, não havendo regras universais, será de pensar que a utilidade dos conselhos práticos é algo relativa. Talvez seja. Ainda assim, é sempre pertinente conhecer a visão e o percurso de alguém mais experiente. Mas, mais que os conselhos práticos - e sem lhes retirar a pertinência - há ainda um outro aspecto, e é esse que torna a leitura memorável: o lado inspirador destas pequenas (ou não tão pequenas) cartas. O retrato que o autor traça da escrita - penosa, angustiante, apaixonante, demanda de descoberta, missão através das palavras, apelo entre o silêncio, irresistível, irrevogável, essencial à sobrevivência - é algo com que muitos jovens (e menos jovens) escritores, aspirantes a escritores ou simples apaixonados pela literatura poderão reconhecer como próximo do que sentem. E há nesse ténue fio entre a estranheza e a familiaridade algo de tão profundo e de tão inspirador que - escreva-se ou não, queira-se ou não escrever - fica-se com a sensação de estar agora mais perto da palavra escrita.
E depois há citações. Não, não me refiro apenas às que abrem cada capítulo e que, ao acrescentarem a perspectiva de outros autores, tornam tudo ainda um pouco mais memorável. É que ao longo das próprias "cartas" há várias frases poderosas que, além de reforçarem o impacto da ideia, realçam em si mesmo a tal beleza etérea da literatura - que parece ser, afinal, a raiz de tudo o resto.
Conselhos e inspiração. É isto que o livro promete - e é precisamente o que apresenta. Cativante e esclarecedor, consegue, ao mesmo tempo que percorre os aspectos práticos da escrita, realçar o que nela existe que motiva e que apaixona, despertando (de novo) a vontade de voltar à página em branco e dar-lhe voz. Não há regras universais? Não, não há. Mas há formas de olhar a escrita que incitam a descobrir nela uma nova faceta. E essas estão bem presentes neste muito relevante livro. Recomendo.

Título: Cartas a Um Jovem Escritor
Autor: Colum McCann
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário