sábado, 11 de novembro de 2017

O Aniversário do Adrien (ZAG)

O Adrien faz anos, mas o pai, rígido e ausente, recusa-se a deixá-lo fazer uma festa. Ora, o seu melhor amigo não acha que isso seja justo e isso torna-o vulnerável à influência do Falcão-Traça. Surge assim o Bolhas, que quer livrar o mundo dos adultos... e de todos os que não quiserem divertir-se. E embora esta seja para o Adrien a oportunidade de ter a festa que sempre quis, mais cedo ou mais tarde, o Bolhas tem de ser travado. E só a Ladybug e o Gato Noir podem fazê-lo.
Sendo este já o quarto livro da série - e sendo a fórmula essencial em tudo semelhante à dos anteriores - a verdade é que não há nada de muito novo a dizer sobre este livro. O que há é um aspecto comum que nunca deixa de ser uma surpresa: é que, apesar de ser o quarto livro, e de seguir precisamente a mesma linha narrativa, a aventura nunca deixa de cativar. É fácil entrar no espírito da história, torcer pelas personagens, sentir os dilemas, mesmo tendo sempre presente a ideia de que, no fim, tudo acabará bem e, no geral, desfrutar de mais uma aventura descontraída do Gato Noir e da Ladybug. E, se tivermos em conta o público preferencial deste livro, esta capacidade de cativar sempre do início ao fim - e quer miúdos, quer graúdos - torna-se um aspecto particularmente notável.
Além disso, há uma pequena e interessante evolução de livro para livro. É que, à medida que se começam a conhecer melhor as personagens, a empatia também cresce um bocadinho mais. Neste caso, a vida familiar de Adrien faz com que lhe seja mais difícil tomar a decisão certa, o que, além de tornar a história mais empolgante, acaba por transmitir também uma mensagem positiva: a da importância de fazer a escolha certa, quando se está entre fazer o que está certo e o que é mais fácil.
E depois, claro, há os aspectos do costume: as imagens, cheias de cor e que complementam os diálogos na perfeição; a história sempre cheia de acção, que ganha outra vida nas imagens; e o divertido contraste entre um par de heróis sempre prontos para tudo - e as figuras por trás da máscara... não tão prontos assim.
Tudo somado dá a habitual mistura de acção e diversão, numa história cativante e descontraída capaz de surpreender jovens e adultos, fãs da série e quem nunca a viu. Cheio de cor, cheio de diversão e muito cativante, um bom livro para leitores de todas as idades.  

Título: O Aniversário do Adrien
Autores: ZAG
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário