domingo, 19 de novembro de 2017

Através dos Meus Pequenos Olhos (Emilio Ortiz)

Cross é um jovem cão-guia pronto a conhecer o mundo no desempenho das suas funções. Mario é um jovem invisual que aguarda com expectativa a chegada do seu novo companheiro e guia. E juntos têm toda uma vida pela frente. Inseparáveis não só pela necessidade, mas principalmente pelo afecto crescente, Mario e Cross descobrem o mundo de uma forma diferente - com a confiança que os une a tornar mais fáceis de superar todas as barreiras. Mas o mundo nem sempre vê com bondade as diferenças dos outros - e também para superar isto toda a ajuda será necessária.
Um dos aspectos mais cativantes deste livro, e também parte da sua beleza, é o facto de a história ser contada por Cross. Cativante, porque Cross surge-nos como um protagonista divertido e descontraído, com o qual é fácil acompanhar os bons momentos e os maus e vê-lo crescer (bem como a Mario) de uma forma sempre surpreendente. Mas, acima de tudo, relevante. Porquê? Porque ao ver o mundo pelos olhos inocentes de Cross, tudo ganha um novo impacto - e isto aplica-se tanto à bondade das pessoas como à maldade. O resultado é que tudo ganha um maior impacto: o afecto e a alegria, mas também os obstáculos, cuja verdadeira importância só é verdadeiramente entendida por quem vive com eles.
A relevância é, portanto, indiscutível. Mas também há magia a acontecer nesta história: magia na pura simplicidade dos afectos, na relação cada vez mais forte entre Mario e Cross, nos muitos momentos divertidos ou empolgantes ou pura e simplesmente enternecedores que marcam o caminho dos protagonistas. E na verdade subjacente a tudo isto - no facto de, embora na vida real os cães não possam falar (pelo menos com palavras), aquilo que Cross vai contando ser absolutamente realista.
E isto leva-me ao ponto que me deixou sentimentos ambíguos. É certo que um cão-guia é muito mais do que um simples animal de estimação e, com o passar dos anos e o inevitável envelhecimento, torna-se necessário encontrar outro tipo de soluções. Mas tudo neste livro se encaminha para uma grande escolha e, dadas as opções apresentadas, não é propriamente fácil entender essa escolha. E, claro, por um lado, faz sentido. Mas, emocionalmente falando, ficam os tais sentimentos ambíguos e a ideia de que talvez pudesse ser de outra maneira.
Não que isto retire impacto a tudo o resto. Há em todo o percurso uma bonita jornada de crescimento - tanto para Mario como para Cross - e vários momentos marcantes ao longo do caminho. E há verdades difíceis, também, e uma inegável relevância que só sai reforçada pela simplicidade de uma escrita que parece ajustar-se na perfeição ao seu narrador. Nem tudo é perfeito? Não. Na vida, também não é. E, tal como na vida, também aqui há escolhas difíceis, nem sempre fáceis de entender - mas feitas tendo sempre em vista o melhor.
A imagem que fica é, portanto, a de uma história bonita, cativante e acima de tudo relevante. Uma chamada de atenção para os obstáculos com que os invisuais têm de lidar sob a forma de um romance terno, realista e com muitas boas surpresas pelo caminho. Gostei.

Autor: Emilio Ortiz
Origem: Recebido para crítica

1 comentário: