segunda-feira, 17 de setembro de 2018

A Ansiedade dos Nossos Dias (Diogo Telles Correia)

Vivemos num mundo frenético, competitivo e com cada vez menos espaço para o erro. Não surpreende, por isso, que a ansiedade seja um mal que tem vindo a aumentar. Mas o que é isso da ansiedade? Em que consiste? É toda igual? Há outras questões associadas? Como se diagnostica? E, mais importante ainda, como se trata? É a estas perguntas - e a mais algumas delas decorrentes - que este livro pretende dar resposta.
Uma das primeiras coisas que importa realçar acerca deste livro é que não é um livro de auto-ajuda. Não vai sugerir soluções, muito menos desencadear mudanças milagrosas. Não. É um livro que explica, que permite compreender e que, com as suas explicações esclarecedoras e os exemplos dos vários casos relatados, permite compreender melhor o que é a ansiedade e como se manifesta. As soluções, essas, partem sempre da procura de ajuda especializada.
Como todas as doenças, e principalmente as do foro mental, trata-se de um tema complexo e que envolve múltiplos factores. O interessante neste livro é a forma como o autor consegue simplificar, explicando o essencial de uma forma acessível - mesmo a quem não tenha grandes conhecimentos prévios sobre o tema - e realçando o mais importante: a necessidade de compreender o que se passa e de procurar ajuda para combater os problemas. Abordando os diferentes tipos de ansiedade de uma forma organizada, das causas ao diagnóstico e tratamento, e usando depois casos práticos, contados de forma aberta e cativante, para dar exemplos práticos, o autor abre portas a uma mais ampla compreensão deste problema.
É, curiosamente, um livro relativamente breve e é inevitável a sensação - até porque muito haveria a dizer sobre a complexidade dos mecanismos envolvidos - de que muito mais haveria a explorar sobre o tema. Ainda assim, o registo sintético parece, neste caso, ser bastante adequado, realçando os elementos essenciais sem se dispersar em demasiados detalhes, o que permite uma compreensão global do problema e das possíveis soluções.
Relevante, esclarecedor e de leitura agradável, trata-se, portanto, de um bom livro para começar a entender esta doença que, num mundo capaz de pôr a prova os nervos de qualquer um, tem vindo a tornar-se cada vez mais presente. Muito interessante. 

Autor: Diogo Telles Correia
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário