terça-feira, 11 de setembro de 2018

O Messias das Plantas (Carlos Madgalena)

A sua paixão pelas plantas e os sucessos alcançados na conservação de várias espécies em risco de extinção valeram-lhe o título de Messias das Plantas. Mas, para Carlos Magdalena, qualquer um pode ser um messias, mesmo que com recursos limitados, bastando para isso olhar um pouco mais aos perigos que ameaçam o equilíbrio do ecossistema. Este livro conta a sua história - mas principalmente a das plantas que mais marcaram o seu percurso. O resultado é uma aprendizagem constante.
Assente numa experiência pessoal, mas cedendo às plantas o verdadeiro protagonismo, este é um livro que exigirá, talvez, alguns conhecimentos prévios da biologia das plantas para uma completa apreciação. Não que o autor seja demasiado técnico. Na verdade, o registo é bastante acessível. Ainda assim, poderá ser útil lembrar algumas ideias básicas das aulas de biologia para entender algumas das características e procedimentos descritos ao longo do livro. 
É uma leitura bastante fluída, pese embora as especificidades das várias plantas e a abundância de nomes científicos.A forma como o autor descreve as plantas, além, é claro, das fotografias, permite uma visão bastante clara do que nos está a ser contado. Além disso, e apesar da importância dos pormenores mais técnicos, é fácil compreender a mensagem global, não só devido a clareza do texto, mas à própria paixão com que o autor fala daquilo que faz.
A mensagem é clara: a importância de proteger as espécies ameaçadas, bem como o equilíbrio dos diferentes ecossistemas. E mais clara se torna pela forma envolvente e empolgada com que o autor descreve as suas experiências. É quase como estar lá, a vê-lo entrar em cenários invulgares - e a passar pela ocasional situação caricata - para conseguir uma amostra, uma semente, uma possibilidade de fazer alguma coisa. E, assim, acaba por surgir também uma segunda mensagem positiva: a do poder da determinação, mesmo quando parece impossível ter sucesso.
História pessoal, mas com uma mensagem muitíssimo mais abrangente, trata-se, pois, de uma boa leitura não só para os interessados pela conservação das espécies, mas para todos os que se interessam pela protecção do mundo em que vivemos. Cativante, muito interessante e de leitura agradável, vale a pena conhecer este Messias. 

Autor: Carlos Magdalena
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário