quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Chamar as Coisas pelos Nomes (Vânia Beliz)

Sexualidade. Para muitas pessoas, é um autêntico palavrão. E, no entanto, é um elemento essencial do desenvolvimento humano e deve ser abordada desde cedo - não só para uma maior consciencialização, mas também para prevenir potenciais riscos. Este livro, que pretende orientar a família para a abordagem a este tema durante as diferentes fases do crescimento, é um guia útil para compreender o que fazer, o que explicar e de que forma lidar com os possíveis constrangimentos. 
Simples, acessível e muito, muito útil, este é um livro nitidamente pensado para os pais que precisam de começar a pensar na abordagem das questões da sexualidade com os filhos. E, assim sendo, uma das primeiras qualidades a destacar-se é a ausência de tabus: escrito de forma clara e abordando com naturalidade todas as questões, pode funcionar como uma base orientadora para quem precisa de discutir estes temas com um filho ou familiar. Mas há mais: a linguagem acessível e os esquemas e exercícios permitem um trabalho em conjunto e, consequentemente, funcionam como estímulo ao tão necessário diálogo.
Apesar de ser um livro relativamente breve, todos os elementos essenciais estão presentes e a forma estruturada com que a autora aborda os diferentes elementos - considerando os tempos certos, mas também as diferenças existentes - faz com que o livro seja uma boa ferramenta de consulta. Além disso, ao não se esquivar a nenhum assunto, transmite também, de certa forma, a compreensão e confiança que se espera que, depois, os pais venham a manifestar ao falar sobre o tema. O que acontece é, pois, que o livro acaba por ser uma espécie de exemplo, não só de abrangência, mas também de registo.
Haverá naturalmente questões a aprofundar, além da base essencial aqui apresentada. Mas é interessante notar que também nesse sentido a autora aponta caminhos, não só através dos vários projectos referidos no final, mas também no possível recurso a aconselhamento especializado. 
É um ponto de partida, acima de tudo - e um ponto de partida muito claro. Acessível e esclarecedor, desmistifica algumas ideias sobre o que é realmente a sexualidade e de que formas deve ser abordada ao longo do crescimento - abrindo deste modo caminho a relações mais confiantes, conscientes e seguras. Uma boa leitura para pais e educadores, em suma.

Autora: Vânia Beliz
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário