terça-feira, 18 de setembro de 2018

Sangue Frio (Robert Bryndza)

A descoberta de um cadáver desmembrado dentro de uma mala deixa Erika Foster preocupada. Já lidou com muitos casos difíceis e basta um primeiro contacto para perceber que este será mais um. Só que aquele corpo é apenas o primeiro e as poucas pistas parecem não levar a lado nenhum. Certezas tem apenas duas: a de que há um assassino cruel à solta e de que precisa de resolver o caso. Mas, quando mais precisava de se concentrar, uma traição vinda de onde menos espera resulta num ataque que a deixa fragilizada. E o caso tem de ficar para segundo plano - pelo menos até poder regressar.
É sempre um prazer regressar à companhia de Erika Foster. É, aliás, uma das grandes qualidades desta série, a forma como, apesar dos diferentes casos e das relações que acabam ou se alteram, surge sempre uma agradável sensação de reencontro ao mergulhar na leitura de um novo volume. É que as coisas vão mudando: Erika rejeitou uma promoção, o relacionamento que começava a desabrochar mudou e até mesmo a segurança de trabalhar com uma equipa de confiança pode ser abalada. Mas Erika continua a mesma: feroz, determinada, com a cabeça no lugar.
Quem já leu os outros volumes da série, saberá, claro, que Erika tem muitas qualidades, mas está longe de ser perfeita - o que só a torna mais interessante. Isto é particularmente evidente neste livro, em que um ataque pessoal e alguns fios vindos da história anterior fazem com que o mundo pessoal de Erika ganhe um maior destaque. Claro que o caso continua a ser o elemento fundamental, e é no trabalho que o melhor de Erika se revela, mas conhecer o seu lado vulnerável torna tudo muito mais intenso e maior a curiosidade acerca do que poderá vir a seguir.
Quanto ao caso em si, é cheio de surpresas - sendo que só isto é que não é uma surpresa. O autor divide-se entre o percurso da investigação e o percurso dos criminosos, o que, por um lado, permite uma visão mais próxima do que está a acontecer de ambos os lados e, por outro, evidencia desde muito cedo que nunca nada será tão simples como parece. E assim, a história vai-se desenrolando, numa sequência de pistas, revelações e mudanças de rumo cuja intensidade vai em crescendo e culmina num final especialmente poderoso. Marcante não só pela resolução do mistério, mas porque não é só Erika quem tem questões pessoais a explorar - e a forma como os dois mundos se conjugam (ou, de certa forma, colidem) torna tudo bastante mais avassalador.
Com a sua protagonista notável e complicada, um caminho difícil e um caso cheio de surpresas e reviravoltas, trata-se, pois, de mais um volume que corresponde inteiramente às expectativas criadas pelos anteriores. Intenso, surpreendente e muito, muito viciante, um livro a não perder. Recomendo.

Título: Sangue Frio
Autor: Robert Bryndza
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário