quarta-feira, 12 de setembro de 2018

D. Dinis, Um Destino Português (José Jorge Letria)

A posteridade atribuiu-lhe como cognome o Lavrador. Mas foi muito mais do que isso. Poeta, legislador, diplomata, marido, amante e pai, deixou a sua marca em elementos tão distintos como a poesia do seu tempo, a língua, as bases de um sistema de classes menos dominado por uns poucos privilegiados e, claro, o inevitável pinhal de Leiria. Esta é a história do rei D. Dinis, contada em parte pela sua própria voz.
Não sendo bem uma biografia, pois há elementos nascidos da pura imaginação, mas também não sendo exactamente um romance, pois os factos assumem, ainda assim, a predominância, poder-se-ia definir este livro como uma biografia poética, em que o autor pega num conjunto de elementos e constrói, com certa liberdade, mas mantendo presentes as linhas gerais dos factos reais, um relato mais linear para a história de toda uma vida. E, sendo certo que isto impõe certas limitações, já que o contexto acaba por ser visto apenas da perspectiva do protagonista escolhido, também o é que o essencial está lá e que esta forma de contar as coisas tem o efeito de, além de tornar a leitura mais cativante, despertar a vontade de ir à procura de um conhecimento mais aprofundado.
É também uma visão bastante pessoal, além de invulgar. As cartas atribuídas ao rei permitem como que uma visualização do que poderia ir na mente da figura central deste livro durante os momentos mais determinantes da sua vida. E, além de criar um retrato do rei que nos aproxima mais do homem, o autor transmite ainda uma outra coisa: é que bastam uns poucos parágrafos para perceber o registo que definirá o livro inteiro. O de uma profunda admiração pelo homem, pelo rei e, principalmente, pelo poeta.
Porque a poesia é fulcral neste livro, sendo constantemente evocada ao longo do livro. Não só pelos poemas que vão surgindo a espaços, mas também na importância que o autor lhe atribui ao contar certos acontecimentos e determinações do rei. Legislador, combatente, lavrador também - mas acima de tudo poeta - é esta a imagem que o autor aqui constrói para D. Dinis.
Biografia poética, portanto - o que faz especial sentido quando se fala de um rei poeta. E um livro que, relativamente sucinto, mas sempre muito cativante, permite uma visão bastante clara da vida de um rei que terá, afinal, sido muito mais que Lavrador. Muito interessante.

Autor: José Jorge Letria
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário