quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Um Mundo sem Fim - Volume I (Ken Follett)

Passaram duzentos anos desde a construção da catedral e Kingsbridge continua a ser um lugar próspero. Mas a passagem do tempo não traz apenas crescimento e as quatro crianças - Merthin, Caris, Gwenda e Ralph - que assistem ao combate entre um misterioso cavaleiro e dois outros homens têm pela frente destinos muito diferentes. É que as lutas pelo poder surgem onde menos se espera e o mesmo acontece com o afecto dos corações. Sonhos e aspirações acabam por dar origem a conflitos e enganos. E o caminho é longo, pois tem a dimensão da vida.
Embora relacionado com Os Pilares da Terra, não só pelo cenário comum, mas também pelas referências ao passado que vão surgindo ao longo da narrativa, esta é uma história perfeitamente independente. Novas personagens, novos obstáculos e novos caminhos - além, é claro, das mudanças que o tempo impôs a Kingsbridge - fazem deste livro um percurso completamente novo, ainda que com as mesmas qualidades da história anterior.
E, tal como em Os Pilares da Terra, também aqui um dos grandes pontos fortes é a capacidade de gerar sentimentos intensos, sejam eles de empatia ou de aversão para com diferentes personagens - e, mais do que isso, de os ir moldando ao ritmo de um enredo repleto de reviravoltas, fazendo com que ninguém seja apenas aquilo que pareça e com que o futuro aparentemente traçado acabe por seguir um rumo completamente diferente. As crianças do início da história crescem e amadurecem, passando por muito ao longo do caminho. E também aqueles que as rodeiam têm as suas próprias histórias. Histórias essas que, da fusão de múltiplos percursos pessoais, fazem nascer um todo maior, com Kingsbridge como derradeiro protagonista.
Claro que, sendo este apenas o primeiro de dois volumes, não fica muito em aberto: fica tudo. Mas é interessante notar que a escolha do ponto de divisão é particularmente adequada, fazendo com que este primeiro volume culmine num pico de intensidade... e deixando uma vontade irresistível de descobrir o que acontece a seguir.
Mas voltando às personagens. Além do impacto dos seus percursos pessoais, feitos de dor e de conflito, de sucessos e de perdas, de esperanças e de desespero, há ainda uma outra faceta a retirar destes percursos. É que, no caminho de cada um deles, surgem diferentes elementos da construção mais vasta do mundo: lutas de poder, segredos obtidos para benefício próprio, intrigas, conspirações, julgamentos manipulados. Há tanto para descobrir ao longo desta história, e é tudo contado de forma tão marcante e intensa que é impossível não sentir todo o impacto de cada um desses momentos dramáticos.
Com uma fascinante teia de intrigas, personagens fortes na empatia e no carácter e toda uma série de episódios memoráveis, dificilmente se poderia pedir mais a este livro. Marcante, surpreendente e notável em todos os seus aspectos, uma história a não perder e uma grande promessa para o que virá na segunda metade. Muito, muito bom. 

Autor: Ken Follett
Origem: Aquisição pessoal

Para mais informações sobre o livro Um Mundo sem Fim - Volume I, clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário