quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Harrow County 2 - Duas Vezes Contado (Cullen Bunn e Tyler Crook)

Desvendados os mistérios da sua natureza e bem vincada a sua posição em Harrow County, Emmy parece ter conseguido afirmar o seu lugar e conquistado alguma segurança. Agora, tenta ser diferente da sua antepassada e usar as suas capacidades apenas para ajudar. Mas a entrada em cena da sua irmã gémea vem pôr em causa a delicada tranquilidade que Emmy conseguiu construir. Kammi vem com intenções sombrias e ambições de poder. Mas Emmy não está tão alheia à realidade como a irmã julga - e continua a existir poder sob a árvore de onde ambas nasceram.
Quando uma série começa tão bem como esta, é inevitável que as expectativas estejam à partida muito altas ao pegar no segundo volume, e também o receio de uma desilusão. Bem, neste caso, esses medos são infundados. Com muito em comum com o volume inicial, a começar pela enternecedora inocência de Emmy, mas também com novos desenvolvimentos, novas entidades a virem à tona e também novas revelações sobre Hester Beck e o seu legado, este segundo livro atinge um equilíbrio perfeito entre a familiaridade do que já vinha de trás e os novos desenvolvimentos.
É também particularmente notável a forma como os contrastes se vão aprofundando, a começar, mais uma vez, pela inocência de Emmy em contraponto aos inúmeros espectros que a rodeiam. Mas há mais: Kammi e Emmy são absolutos opostos, mas são também gémeas, o que cria uma inesperada profundidade emocional na evolução desta fase da história. Vêm de mundos diferentes, mas não deixa de ser relevante o facto de ser a irmã com a vida de luxo quem vem semear o caos. E levam os espectros a ter de escolher um lado, o que acrescenta uma nova complexidade ao mundo das assombrações. Afinal, as meras criações de Hester Beck têm vontade própria, capacidade de decisão, valores, até. Isso é algo de fascinante e abre grandes possibilidades para o que se poderá seguir.
O maior contraste de todos continua, porém, a ser a nível visual. Não só entre cenários, com a monstruosidade dos espectros e as muitas sombras do bosque a contrastar com os tons claros e tranquilos da casa de Emmy, mas também na figura das duas irmãs. São gémeas, mas não podiam ser mais diferentes, e a forma como são retratadas, não só a nível de indumentária, mas principalmente de expressões faciais, põe em evidência essa imensa dualidade.
Feito de densas sombras e de seres monstruosos, mas principalmente da história de uma jovem mulher em luta com o seu legado sobrenatural, trata-se, em suma, de um segundo volume que, além de corresponder inteiramente às expectativas, consegue elevá-las ainda mais para o que se seguirá. Intenso, sombrio e deliciosamente fascinante, um livro que não posso deixar de recomendar.

Autores: Cullen Bunn e Tyler Crook
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário