domingo, 13 de outubro de 2019

Nome de Código - Traição (Karen Cleveland)

Stephanie Maddox tem finalmente o trabalho que sempre desejou, enquanto agente do FBI responsável pela investigação interna. Mas o seu mundo está prestes a desabar. Foi enviado um email a partir de sua casa para uma organização suspeita e tudo aponta para que tenha sido o seu filho Zachary. Na mesma ocasião, Steph descobre uma arma escondida no guarda-fatos do filho. Mas, apesar de todas as provas em contrário e do seu instinto de investigadora, Stephanie recusa-se a acreditar que não conhece o filho tão bem como imagina. E, para o proteger, dedicar-se-á a investigar todas as alternativas... sem saber que acaba de se envolver ainda mais a fundo numa intriga de proporções colossais.
Embora essencialmente independente do anterior Tenho de Saber, com uma protagonista diferente e um enredo que começa por ser bastante mais pessoal, à medida que a história evolui há pequenas ligações que começam a vir à tona e, embora os elos comuns sejam suficientemente explicados, a história ganha outro impacto com o conhecimento prévio da história de Vivian. Talvez seja interessante, por isso, ler os dois livros por ordem, embora este seja, em si mesmo, um todo completo.
São também muitas as qualidades comuns ao livro anterior, embora este pareça elevá-las a um outro nível. O ritmo já era intenso, mas aqui torna-se quase irresistível. A complexidade das personagens e a forma como a linha entre verdade e mentira se vai tornando cada vez mais esbatida ganham aqui um impacto ainda maior devido às relações familiares envolvidas. E, quando as histórias se cruzam para desvendar conspirações mais vastas, então a intriga torna-se explosiva e torna-se impossível largar o livro antes do fim.
Há ainda outro ponto a fazer com que este livro sobressaia e esse diz respeito à abordagem tudo menos linear às forças secretas que se movimentam ao longo do enredo. Muita da intriga gira em torno de um possível acto de espionagem, mas cada nova revelação abre espaço a uma teia mais ampla. Ora, além de proporcionar muitas surpresas, esta expansão gradual tem ainda o condão de realçar as imperfeições e vulnerabilidades das personagens, o que faz com que o impacto seja também maior a nível emocional e com que o final - aberto quanto baste, mas sem deixar pontas soltas que não façam sentido - se revele particularmente adequado.
Intenso, intrincado e cheio de surpresas, trata-se, em suma, de um livro repleto de intriga e de segredos, mas também de vulnerabilidade e afecto - o tipo de afecto que nos coloca perante escolhas impossíveis. Surpreendentemente emotivo, mas também cheio de momentos tensos e de grandes revelações, um livro que prende do início ao fim, e que não posso deixar de recomendar.

Autora: Karen Cleveland
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário