segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A Última Testemunha de Auschwitz (Denis Avey com Rob Broomby)

Denis Avey alistou-se no exército porque ansiava por aventura. E conseguiu-a. Nalgumas das suas experiências teve sorte. Depois, tudo mudou e foi feito prisioneiro e, após um longo e duro percurso, acabaria por se encontrar num campo de prisioneiros de guerra próximo de Auschwitz III - Monowitz. Aí, conheceria a luta pela sobrevivência dos judeus que, tão perto, trabalhavam para resistir por mais um dia ao extermínio iminente. E, sentindo a necessidade de testemunhar, por duas vezes Avey ocupou o lugar de um outro homem e entrou a Auschwitz, movido pelo impulso de saber. De poder contar a história de tantas vidas, caso ele próprio sobrevivesse.
É inevitável que, ao partir para a leitura de um livro como este, venha à memória a obra de Primo Levi. Aliás, esta chega a ser referida neste testemunho. Trata-se, contudo, de uma visão bem diferente. Denis não viveu em primeira mão a devastadora experiência dos prisioneiros de Auschwitz, mas conheceu-a de perto. E isso bastou para deixar marcas que transparecem nesta história, mesmo que contada apenas depois de muitas décadas a viver com o trauma.
Distinguem-se três partes muito distintas neste livro e é, principalmente, o tom que as define. A experiência no exército reflecte, em certa medida, a satisfação de um homem que encontrou a aventura que buscava, mas também a luta contra dificuldades e uma mente alerta e responsável. Já do seu percurso como prisioneiro, que culmina com o tempo de trabalho forçado na IG Farben e com a visão próxima do que foi Auschwitz III, o que se evidencia é medo, seguido de um horror inevitável e de uma percepção do ínfimo valor de uma vida naquele lugar. Por último, surge o regresso à liberdade e uma recuperação que, ao longo de décadas a viver com o trauma, sem qualquer ajuda e guardando na memória uma história que ninguém queria ouvir, nunca seria total, mesmo ao descobrir a conclusão de histórias começadas com um gesto de ajuda em cenário de devastação.
Escrito de forma directa, dando voz à emoção do narrador que testemunha, mas tendo os duros factos como ponto fulcral, este é um livro que marca pela forma clara e dolorosa como reflecte o auge da crueldade humana. É também, por isso, um relato essencial para acontecimentos que nunca devem ser esquecidos.

2 comentários: