segunda-feira, 27 de maio de 2019

Ghost (Jason Reynolds)

Castle Cranshaw - Ghost - nunca teve uma vida fácil e isso fez com que o seu percurso escolar se tornasse problemático. Mas as coisas estão prestes a mudar. Um dia, ao passar pelos treinos de uma equipa de atletismo, vê-se subitamente intrigado. Afinal, correr é algo que ele sempre fez bem, principalmente porque houve momentos em que não teve alternativa. E, impelido a correr nesse treino, apesar de não fazer parte dos Defenders, Ghost impressiona tanto a equipa como o treinador. Só que pertencer à equipa é muito mais do que correr e, para continuar a fazer parte dos Defenders, Ghost terá de se manter fora de sarilhos. O que não é tão fácil como parece.
Relativamente breve e narrado na primeira pessoa, este é um livro que se define, em grande medida, pela simplicidade. Sendo o protagonista quem conta a sua história, o percurso define-se, em muitos aspectos, pela visão limitada que tem do mundo. Mas se, por um lado, isto faz com que fiquem aspectos que podiam ter sido mais desenvolvidos (como a história do treinador e de alguns dos colegas), tem também o muito intrigante condão de realçar a evolução do protagonista. No início, Ghost pouco sabe sobre o atletismo, nunca pertenceu a uma equipa e vê-se por aquilo que tem - ou, no caso, que não tem. E este é um importante ponto de partida, porque, através dos erros e da correcção desses erros, Ghost poderá vir a tornar-se uma pessoa melhor.
Trata-se também de uma história que vive mais do caminho do que propriamente da meta. O final é, aliás, a perfeita imagem desta ideia, pois deixa em aberto uma enorme questão. Ainda assim, o percurso em si está cheio de grandes momentos e de revelações, desde as situações divertidas às mais tensas e emotivas, o que faz com que a leitura flua com uma naturalidade cativante. E, sim, a história não tem um fim claro e absoluto - mas tem muitos momentos marcantes e um crescimento que se completa.
Ainda um outro ponto que importa referir acerca desta história, principalmente tratando-se de um livro juvenil, é a mensagem positiva - mas não demasiado. É sempre importante transmitir os valores correctos, mas ao fazê-lo através de uma personagem imperfeita, que comete erros, o autor realça também as dificuldades. Fazer a escolha certa nem sempre é fácil. E os erros podem ser corrigidos. Mais do que uma personagem heróica e imaculada, Ghost é alguém que está a aprender os valores certos. E isso torna-o mais real e torna a sua história mais marcante.
Simples quanto baste, mas suficientemente ambíguo para tornar reais as histórias das personagens, trata-se, pois, de uma leitura leve e envolvente, mas cheia de momentos marcantes. Uma cativante história de descoberta pessoal - e de crescimento. Acima de tudo, de crescimento.

Título: Ghost
Autor: Jason Reynolds
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário