terça-feira, 28 de maio de 2019

O Elmer e os Hipopótamos (David McKee)

Os elefantes estão zangados porque os hipopótamos se mudaram para o seu rio e parece não haver espaço suficiente para todos. Por isso, querem que o Elmer os mande embora. Mas o rio dos hipopótamos secou e isso significa que não basta mandá-los embora: é preciso fazer alguma coisa para os ajudar. Em busca de respostas, o Elmer vai até ao rio dos hipopótamos e descobre que há pedras a bloquear a passagem da água. Um problema que, com a ajuda de todos e muito trabalho, talvez possa afinal ser resolvido.
Sempre muito simples, mas muito eficazes nas lições que pretendem transmitir, as histórias do Elmer têm sempre na mensagem uma das suas grandes forças. Este livro não é excepção. Desta vez, trata-se de ajudar os outros, aqueles a quem um fenómeno destrutivo deixou sem condições para permanecer no seu lar. Soa familiar? Pois, de facto o tema não podia ser mais actual. E, além de realçar aos mais novos a importância da entreajuda e de cuidar daqueles que mais precisam, a lição deste livro pode facilmente transpor-se para o nosso mundo actual. Talvez nunca tenha sido tão necessária, aliás.
Mas há mais qualidades além da importância da mensagem, e não deixa de ser interessante ver quanto se pode retirar de um livro tão breve. Além de uma grande lição, trata-se também de uma história leve e divertida, em que as personagens se juntam para resolver um problema e, ao fazê-lo, dão vida às suas pequenas aventuras. Além disso, o texto pode ser bastante sucinto, mas as ilustrações bonitas e coloridas acrescentam a esta pequena história um vasto cenário - razão pela qual, sendo embora um livro infantil, esta história é capaz de fazer sorrir leitores de todas as idades.
Breve e muito simples, mas com uma grande lição e uma história cativante e cheia de cor, trata-se, pois, de uma belíssima leitura para os mais novos. E também para recordar aos não tão novos que os valores nunca deixam de ser relevantes.

Autor: David McKee
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário